A influência da vegetação nas vias urbanas

A sinalização luminosa serve também para fluxo de pedestres.
A sinalização luminosa serve também para fluxo de pedestres.

Direito

08/04/2015

Fique atento à sinalização escondida atrás de árvores e aos outros tipos de vegetações. Elas podem prejudicar a sinalização normal da via e esconder obstáculos presentes nas proximidades. Caso não aviste nenhuma placa, redobre sua atenção em seu trajeto, obedecendo às normas gerais de trânsito.

No capítulo VII do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é dito que a sinalização será colocada sempre em posição e em condições que a tornem perfeitamente visível e legível durante o dia e a noite, em distância compatível com a segurança do trânsito, conforme normas e especificações do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Os sinais de trânsito classificam-se em: verticais, horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, luminosos, sonoros e gestos.

Verticais – Visam à comunicação com os usuários sobre as condições, restrições, obrigações ou proibições das vias. As mais comuns são as placas e faixas, alertando sobre paradas obrigatórias, sentido da via, velocidade máxima da via etc.

Horizontais – São as marcas viárias, demarcações nos trechos das vias, para sinalizar ou advertir os usuários; são compostas pelas linhas, marcações, legendas ou símbolos pintados nos pavimentos.

Podem estar dispostas longitudinalmente (linhas de controle de fluxo) ou transversalmente (faixas de pedestre), em legendas (setas indicativas de direção, ou letras) e em símbolos (ex.: desenho padrão de estacionamento para deficientes).

Dispositivos de sinalização auxiliar – São utilizados para aumentar a segurança dos locais que estejam com obstáculos, aumentando a visualização, para atentar os condutores. Geralmente são colocados provisoriamente em obras, quedas de barreiras, afundamento de pista e outros.

Luminosos – São as sinalizações indicadas por iluminação, contendo cores, avisos de segurança, limitadores de vias nos casos de obras, indicando a presença de homens e máquinas em determinada parte da via. Nos casos dos semáforos, são estes dispostos em três luzes, com diferentes cores, e é indicado para controlar o fluxo e os deslocamentos dos veículos.

As cores dos semáforos são padronizadas em vermelho, amarelo e verde.

Vermelho: Parada total de todos os veículos.

Amarela: Atenção, devendo o condutor diminuir a velocidade e efetuar a parada, salvo se isso representar perigo a esta parada.

Verde: Permissão para o condutor seguir na direção em que o semáforo e a sinalização indicarem.

Temos também a sinalização luminosa com desenhos e símbolos, como para fluxo de pedestres e direção controlada (quando é realizado um desvio, e é utilizado um mecanismo de sinalização luminosa).

Sonoros – Os sinais sonoros devem ser utilizados em conjunto com os sinais de gesto do agente de trânsito. Ex: Silvos (Som emitido pelo apito) dos apitos da autoridade de trânsito.

Gestos – A sinalização gestual pode ser realizada pelo agente de trânsito, condutor ou outras pessoas que estiverem usando as vias, podendo sinalizar a redução de velocidade, a presença de animais na pista, a parada do veículo. A sinalização gestual produzida pelo agente de trânsito prevalece sobre qualquer outro tipo de sinalização presente no local.

O respeito à sinalização é de vital importância para o bom andamento do trânsito e o convívio harmônico da sociedade.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93