Prevenção à Violência Doméstica - Fases da Prevenção
Trata-se das punições impostas pelas autoridades.
Direito
24/04/2015
Os mecanismos de ação contra a violência doméstica no Brasil foram criados para acabar com o sentimento de impunidade, objetivando uma verdadeira mudança na cultura violenta nos lares brasileiros e englobam uma série de ações que devem ser implantadas.
Fases da Prevenção
Podemos classificar a prevenção da violência doméstica em três fases:
1ª Fase
Consiste na abordagem da violência em sua origem, tratando os atos de violência com o auxílio de instituições governamentais e ONG’s, (Organizações Não Governamentais) fazendo o acompanhamento dos lares com visitas domiciliares e não, especificamente, aos órgãos de combate à criminalidade, (Polícia) deixando que estes órgãos que visam coibir e educar os envolvidos possa proporcionar mais chances de conciliação e de banimento da violência nos lares.
Mas para isto acontecer qualquer caso de violência doméstica deve ser tratado em seu início, nos primeiros episódios, onde o diálogo e a tolerância irão ser mais amenos e proporcionarão maior chance de sucesso.
2ª Fase
A partir do momento em que o diálogo proposto e a tentativa de solucionar o problema, com medidas de apoio sociais, conforme apresentado na 1ª fase não surta os efeitos esperados, esta segunda fase buscará, como forma de prevenção dos atos de violência doméstica, proporcionar a intimidação dos agressores.
Assim, deve se aplicar as medidas de segurança em fases distintas do ambiente doméstico, com eventos públicos na própria comunidade onde se encontram estes conflitos, com denúncias, reuniões, palestras, auxílios em grupos, que visam proporcionar o atendimento das vítimas e agressores, tratando-os em um ambiente comum a outros casos também.
3ª Fase
Trata-se das punições impostas pelas autoridades. O tratamento e a ressocialização dos criminosos de violência doméstica são adotados através das medidas de prevenção especial de cunho punitivo (Prisão, delimitação de deslocamento, retirada do agressor do lar entre outras).
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93