Formas de Manifestar a Violência

Abandono é a violência praticada pelo abandono e negligência com crianças.
Abandono é a violência praticada pelo abandono e negligência com crianças.

Direito

04/05/2015

Existem diversas formas da violência se manifestar, e com diversos graus de intensidade. E, estas formas de violência muitas vezes não são produzidas de maneira isolada, e sim de uma forma conjunta de ações, episódios em sequência que vão se aumentando e se intensificando, podendo chegar à morte da vítima.

Física

Quando envolve agressão direta contra alguém, havendo alguma forma de contato físico. Geralmente isto é proporcionado por uma pessoa que se impõe de forma agressiva por meio da força física ou de algum tipo de objeto que pode provocar lesões externas, internas ou ambas. Segundo conceitos mais contemporâneos, o castigo repetitivo, mesmo não severo, também pode ser considero como violência física.


Violência de gênero

É considerada como a violência resultante de qualquer ação ou conduta, baseada no gênero (Masculino/Feminino), que cause dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico podendo levar ao óbito.


Patrimonial

Quando há dano a objetos e pertences da vítima.


Psicológica

Quando envolve agressão verbal, ameaças, gestos e posturas agressivas, juridicamente produzindo danos morais, que causa ou visa causar dano à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento pessoal. Podemos citar como exemplos os insultos públicos ou privados constantes, a humilhação, a desvalorização, a chantagem o isolamento dos amigos e familiares, a ridicularizarão, entre outras formas que afetam diretamente a moral e a saúde psíquica da pessoa.


Privação

É o ato de privar arbitrariamente uma pessoa da liberdade de exercer seus direitos e deveres (impedimento de trabalhar, estudar, cuidar da aparência pessoal, gerenciar o próprio dinheiro, brincar), sob ameaças e agressões.


Abandono

É a violência praticada pelo abandono e negligência com crianças, adolescentes, parceiros, idosos ou qualquer outra pessoa que necessite de auxílio para a manutenção de sua saúde.


Socioeconômica

É o tipo de violência que envolve o controle da vida social da vítima ou de seus recursos econômicos. Podemos citar alguns exemplos deste tipo de violência como o roubo ou o desvio de recursos sem o consentimento do outro.


Sexual

É uma variedade de atos ou tentativas de relação sexual sob pressão sem o consentimento de uma das partes, podendo acontecer em qualquer tipo de relacionamento no âmbito familiar (Companheiro, marido, namorado, pai ou padrasto) ou não. Em outros casos, o agressor não conhece a vítima e a ataca aleatoriamente, dependendo da situação (local e horário) em que o ataque ocorre.

A violência sexual não está associada a uma classe social ou a um tipo específico de vítima, podendo ocorrer em qualquer lugar, com qualquer classe social ou em diferentes culturas sociais.

Agora iremos conhecer algumas situações que estão ligadas diretamente à violência sexual.

Podemos citar 10 situações que estão ligadas à violência sexual:

• O Estupro dentro do casamento ou namoro.

• O estupro cometido por estranhos.

• Investidas sexuais indesejadas ou assédio sexual, inclusive exigência de sexo como pagamento de favores.

• Abuso sexual de pessoas, mental ou fisicamente incapazes.

• Abuso sexual de crianças e adolescentes.

• Casamento ou coabitação forçado, inclusive casamento de crianças e adolescentes.

• Negação do direito de usar anticoncepcionais ou de adotar outras medidas de proteção contra doenças sexualmente transmitidas.

• Aborto forçado.

• Atos violentos contra a integridade sexual das mulheres, inclusive mutilação genital feminina e exames obrigatórios de virgindade.

• Prostituição forçada e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual.

Estes atos sexualmente violentos são os que mais podem ocorrer, dependendo das circunstâncias, cenários e até mesmo a cultura de determinado local.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93