Princípios da atividade de inteligência

A Inteligência de Segurança Pública é destinada à defesa da sociedade.
A Inteligência de Segurança Pública é destinada à defesa da sociedade.

Direito

13/05/2015

A Inteligência de Segurança Pública (ISP) destina-se à defesa da sociedade e do Estado, das organizações, dos deveres sociais e ambientais e dos direitos à dignidade do cidadão e do Estado. Para a garantia dos seus fundamentos, o profissional de ISP necessita seguir um conjunto de princípios básicos para a atividade de inteligência, estes, serão descritos a seguir.

São eles:

Objetividade

Todas as ações devem ser planejadas e executadas de acordo com os objetivos da atividade de inteligência, isto é, o profissional deve ser capacitado para diagnosticar a importância de cada caso para que possa produzir conhecimento de modo conciso.


Segurança e Controle

Deve-se manter o sigilo dos dados e informações geradas, adotando-se medidas para prevenir que pessoas mal-intencionadas tenham acesso aos mesmos.


Oportunidade

Toda informação tem um prazo de validade e seu conteúdo pode se tornar ultrapassado com o tempo. Deve-se ficar atento para que a informação seja gerada dentro do prazo de sua real utilização.


Imparcialidade

Toda produção de conhecimento deve ser realizada sem subjetivismos que poderão comprometer a sua credibilidade, ou seja, o profissional deve ser objetivo e não deixar que emoções e sentimentos deturpem a veracidade das informações.


Simplicidade e Amplitude

Toda informação produzida não deve se ater à complexidade, ou seja, deve conter apenas o necessário para a sua compreensão. Porém, o assunto abrangido pela informação deve ser o mais completo possível.

Os princípios básicos citados só se tornam úteis quando aplicados de maneira rigorosa no espaço organizacional entre as diversas entidades de segurança. Veremos na unidade seguinte a importância da gestão do conhecimento e o seu compartilhamento para a melhor eficácia da ISP e suas diretrizes.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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