Metodologia na produção do conhecimento

O planejamento é uma das fases da produção do conhecimento.
O planejamento é uma das fases da produção do conhecimento.

Direito

14/05/2015

Todo conhecimento visa assessorar as necessidades das organizações e pode ser gerado quando:

- Atende as ordens específicas de organizações do governo.

- Iniciada pela própria Agência de Inteligência.

- Atende a um plano de operações táticas superiores.

A produção do conhecimento segue uma metodologia composta por cinco fases: planejamento, reunião, análise, interpretação e difusão. Veremos detalhadamente cada uma a seguir.

Fase 1 - Planejamento

Constitui a fase que determina o que vai gerar o conhecimento. O assunto em questão poderá ser provisório e, consequentemente, reelaborado.

Deve-se planejar o tempo em que o assunto será discutido e estudado, as entidades de segurança envolvidas no caso e determinar o tempo de sua produção.


Fase 2 - Reunião

O agente de inteligência deve reunir os dados e as informações adquiridas sobre o assunto discutido. Esta fase é traçada pela coleta de dados e investigação. Sendo que:

Coleta: é a pesquisa intensa sobre o assunto, disponível em lugares de acessos comuns, como em bibliotecas.

Investigação: é a busca em banco de dados de órgãos de segurança, por exemplo, na polícia. Tal busca pode ser ostensiva ou sigilosa. Na busca sigilosa, as ações da instituição de Inteligência devem se manter em sigilo absoluto, enquanto que na ostensiva, o órgão de Inteligência opta pelas operações mais bruscas na busca por informações.

Essa investigação pode ser classificada como:

a) Busca sistemática: é contínua, acompanha os desdobramentos do assunto e a atualização das informações.

b) Busca exploratória: é imediata e específica, geralmente feita para se obter o conhecimento desejado e necessário à análise mais precisa dos fatos.


Fase 3 - Análise


É a fase caracterizada pela separação e estudo minucioso das informações obtidas, visando conhecer profundamente a sua natureza. Através da análise, o agente deverá compor um conhecimento coeso e coerente sobre o assunto que dialoga.


Fase 4 - Interpretação

Pela análise realizada, o agente de ISP é capaz de organizar as ideias e dados gerados e desvendar o sentido do assunto tratado.


Fase 5 - Compartilhamento

Com o conhecimento gerado, o mesmo deverá ser preparado e encaminhado ao órgão de operações. O analista deverá compartilhar o conhecimento através de uma redação do documento de Inteligência e, obviamente, saber transmiti-lo oralmente quando requisitado.

O documento redigido deverá conter tudo o que for relevante para a compreensão dos órgãos que colocarão em prática suas atividades através dos métodos e técnicas que serão discutidas na próxima unidade.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93