Ameaças Virtuais, Extorsões e Golpes Telefônicos - Redes Sociais

Bandidos pegam dados do Facebook para planejaram sequestros e golpes.
Bandidos pegam dados do Facebook para planejaram sequestros e golpes.

Direito

18/05/2015

Bandidos se utilizam dos apelos das redes sociais como: “Quer ser meu amigo”, “Veja nossas fotos”, “Solicitação de amizade” e outros similares, onde, ao clicar nesses links o usuário pode instalar vírus ou programas nos computadores que permitam o roubo de informações pessoais.


Bandidos estão pegando dados das pessoas pelas fotos e perfis do Facebook e outros sites de relacionamentos para planejarem sequestros e golpes. Pessoas desavisadas colocam números dos telefones celulares ou residenciais no seu perfil, às vezes com fotos e outras informações pessoais. Os bandidos estudam as pessoas pelas informações oferecidas nos perfis, seu padrão de vida, analisando as fotos com seus detalhes.


A partir daí, têm um conceito formado daquela pessoa, que se torna um alvo dos criminosos. Assim, descobrem o ambiente que elas frequentam (academias, escolas, bares, clubes, etc.). As vítimas fornecem, ainda, através das conversas nos scraps (mensagens), informações sobre o local de encontros ou de saídas, facilitando a vida dos bandidos.


Falso E-mail: A grande onda de golpes que assola o Brasil vem através de e-mails que buscam encontrar pessoas ingênuas ou despercebidas para caírem em seus ardis. Podemos citar vários.


• E-mails falsos que comunicam o cancelamento de títulos eleitorais e solicitam a atualização de dados cadastrais para a Justiça Eleitoral.

• Mensagens que informam que a Polícia Federal está notificando a pessoa e que ela será indiciada em Inquérito Policial, pedindo, em seguida, para "clicar" em um link. A PF não envia mensagens eletrônicas para apuração de denúncias e nem para abertura de procedimentos investigatórios.

• Outros e-mails trazem mensagens da “Receita Federal” para verificação de “Declaração do Imposto de Renda” com algum problema. A Receita Federal, assim como a PF, não envia mensagens de e-mail aos contribuintes solicitando qualquer tipo de dados. Para sua segurança, nunca forneça dados pela Internet para sites que busquem tais informações ou procedimentos.



Celular Clonado: O estelionatário faz uma ligação para o celular de alguma pessoa, passando-se por funcionário de uma operadora de telefonia e alega que o aparelho está com problema e precisa de reparo técnico. Nesse momento, pede que a vítima digite um número por ele fornecido. Pronto! Com esse procedimento o criminoso clona o celular e diversos interurbanos nacionais internacionais são realizados, além de altas tarifas que só são percebidas quando a conta chegar.


Precauções para Uso de Banco Via Internet: A Internet é, sem dúvida alguma, o maior avanço tecnológico dos últimos tempos, mas também, um dos meios mais utilizados por criminosos cibernéticos para lesar as pessoas descuidadas. As movimentações bancárias online são os mais novos filões desses marginais. Tenha sempre mais atenção ao fazer os procedimentos na rede para verificar a idoneidade do site.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93