Golpes e Crimes Diversos - Bilhete de Loteria

Esse golpe conta sempre com a participação de, pelo menos, dois estelionatários.
Esse golpe conta sempre com a participação de, pelo menos, dois estelionatários.

Direito

18/05/2015

Esse golpe conta sempre com a participação de, pelo menos, dois estelionatários. As vítimas, por incrível que pareça, são pessoas esclarecidas, que caem na conversa dos marginais, apesar de ser um delito praticado há mais de 70 anos e sempre divulgado pela mídia.

Um estelionatário se aproxima geralmente de senhoras que aparentam boa condição econômica, representando o papel de um caipira recém-chegado do interior, com problemas sérios de saúde na família e necessitando de dinheiro. Com um bilhete de loteria, alega para a vítima em potencial que não sabe conferi-lo. Nesse instante, aparece o segundo estelionatário que se passa por vendedor de bilhetes, tendo na mão uma lista, oferecendo-se para ajudá-los.

Sendo o bilhete adulterado, ao fazer a conferência, “consta” que o “inocente caipira” ganhou o 1º prêmio da loteria. O “caipira” afirma que nunca mexeu com aquilo, não entende da burocracia para receber o prêmio e, caso à senhora lhe adiante parte do dinheiro, ficará satisfeito e resolverá o problema urgente de saúde.

A vítima se sente tentada a obter vantagem, vai até sua casa ou ao banco e oferece dinheiro ou joias para os estelionatários, acreditando que irá usufruir do prêmio relativo ao bilhete. Os larápios desaparecem com o dinheiro, e a vítima, ao procurar à lotérica, percebe que caiu no golpe.


Dica:

• Não aceite interpelações de estranhos que ofereçam vantagens gratuitas. “Quando a esmola é grande, o santo desconfia”.

• Por mais ignorante que uma pessoa possa ser, ela jamais venderá um bilhete premiado por valor inferior ao prêmio.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93