Golpes e Crimes Diversos - O Golpe da Casa Própria

Os estelionatários agem em nome de instituições envolvidas com programas sociais.
Os estelionatários agem em nome de instituições envolvidas com programas sociais.

Direito

18/05/2015

Os estelionatários também agem em nome de instituições ou entidades envolvidas com programas sociais de habitação do governo. Para dar a credibilidade, fazem uso de documentação falsa para enganar os incautos, (pessoa desprovida de cautela ou desprevenida) prometendo a entrega das casas em até seis meses após o pagamento da taxa e o fornecimento de dados pessoais e bancários das vítimas.

Além do valor do golpe, os criminosos passam a ter acesso aos dados das pessoas lesadas e os utilizam para novos golpes.


Dica: No caso da casa própria, antes de fechar qualquer negócio, procure a CEF (Caixa Econômica Federal) ou outra instituição responsável pelo programa habitacional e apresente os documentos ou informações solicitadas. As instituições responsáveis fornecerão todos os elementos necessários para que o cidadão não caia em um golpe.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93