Golpes e Crimes Diversos - Seguro, Capemi e Instituições Assemelhadas

Os estelionatários convencem a pessoa a depositar certo valor em dinheiro.
Os estelionatários convencem a pessoa a depositar certo valor em dinheiro.

Direito

18/05/2015

Por meio dos obituários dos jornais, os marginais fazem o levantamento dos parentes (principalmente viúva ou viúvo), conseguindo, posteriormente, seus telefones e endereços. Passados alguns dias após o falecimento, fazem contato com o familiar, por telefone ou pessoalmente, identificando-se como funcionários da Capemi, Montepio ou outra empresa de seguros e pecúlios. (reserva de dinheiro constituído por uma pessoa em benefício de outra ou de si mesma).

Argumentam que o falecido fez um seguro em vida e que a pessoa contatada é beneficiária, tendo direito a receber uma boa quantia em dinheiro. A vítima, ainda abalada emocionalmente pela perda do ente querido, acredita nas versões dos marginais e se torna presa fácil.

Os estelionatários convencem a pessoa a depositar certo valor em dinheiro, referente ao pagamento de taxas para liberação do “seguro”. A vítima faz o depósito e fica no prejuízo. Nunca mais terá seu dinheiro de volta e só tornará a ver os bandidos, quando, e se, os estelionatários forem presos, para identificá-lo. O mesmo golpe costuma ocorrer contra pessoas idosas ou aposentadas que já tiveram algum tipo de pecúlio.

Agora, veja algumas dicas para saber como evitar o tipo de golpe citado anteriormente:

• Quando procurados por indivíduos que se apresentarem como corretores de seguro, peça identificação dos mesmos e marque um novo encontro. Isso lhe dará tempo para certificar, junto à seguradora, sobre a existência de alguma apólice em nome do falecido.

• O procedimento normal de uma seguradora é comunicar, ao responsável, a existência de seguro através de correspondência ou de convite para comparecimento ao escritório da empresa.

• Não é cobrada taxa alguma para a liberação do dinheiro do seguro.

• Jamais acredite que instituições de pecúlio ou seguradoras irão ligar ou lhe procurar para oferecer prêmios e cobrar honorários ou taxas.
• Se for procurado com promessas mirabolantes, busque contato e informações com a entidade.

• Se realmente tiver algum direito, o dinheiro permanecerá em algum estabelecimento bancário e será liberado, formalmente, pelo Montepio ou entidade responsável pelo pagamento.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93