Aterramento Elétrico

É o ato de se conectar um circuito elétrico diretamente com a terra.
É o ato de se conectar um circuito elétrico diretamente com a terra.

Direito

07/08/2015

É o ato de se conectar um circuito elétrico diretamente com a terra (solo), de forma temporária ou permanente para que a rede elétrica provoque choque elétrico.

Todas as instalações devem conter este tipo de aparato em seu sistema elétrico. Desde o ano de 2004, todas as empresas de engenharia, que constroem casas e apartamentos são obrigadas a instalar dispositivos de aterramento elétrico nas unidades residenciais e industriais.

Desde o ano de 2011 ficou obrigatório em todo o país a fabricação e venda de aparelhos eletroeletrônicos com tomadas de 3 pinos, onde um pino é justamente destinado ao aterramento elétrico para promover maior segurança, principalmente nas residências.

O aterramento elétrico é fundamental para aumentar a segurança pessoal dos equipamentos e de todo o local onde a energia elétrica é instalada, agindo na proteção dos mesmos quando na ocorrência de descargas atmosféricas, curtos-circuitos ou contatos acidentais com condutores energizados.

Para tanto se deve:

• Realizar inspeção de conformidade no sistema existente;

• Fazer análise de continuidade de malha de aterramento;

• Observar equipotencialização/interface entre malhas e aterramento;


• Fazer medições e certificações;

• Fazer projetos para sistemas novos ou inexistentes.

A seguir conheceremos os pontos que devem ser levados em consideração quanto à segurança e a eficiência do aterramento elétrico.

São eles:

Segurança das pessoas


Os equipamentos elétricos conectados ao sistema de aterramento devem permitir que, caso ocorra uma falha no sistema de isolação dos equipamentos, a corrente de falta passe através do condutor de aterramento ao invés de percorrer o corpo de uma pessoa que eventualmente esteja tocando o equipamento.


Funcional


Liga um dos condutores do sistema à terra, geralmente o neutro. Está relacionado ao funcionamento correto, seguro e confiável da instalação.


De segurança


Ligação a terra (solo) dos elementos condutores estranhos à instalação, que visa à proteção contra (o antigo) contato indireto.


Cargas estáticas:

As estruturas que envolvem equipamentos, máquinas e até mesmo os veículos de combustível estão sujeitos ao acúmulo de cargas estáticas, assim é fundamental que o aterramento nesses equipamentos seja realizado, pois visa escoar as cargas estáticas acumuladas em estruturas.


Aterramento Elétrico Temporário

a) Utilizado quando de manutenções em partes das instalações normalmente sob tensão, postas fora de serviço para esse fim. É o aterramento provisório.

b) Deve durar o mesmo tempo das intervenções em instalações elétricas.

c) Exigido pela nova NR.


Aterramento Conforme a NBR 5410

1) O aterramento é parte integrada da edificação e não é algo que se deva prover apenas à instalação elétrica isoladamente.

2) O aterramento é uma infraestrutura.

Atenção:
toda edificação deve dispor de uma infraestrutura de aterramento, denominada “eletrodo de aterramento”, sendo admitida preferencialmente no uso das próprias armaduras de concreto das fundações.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93