Envio de "Spam" erótico não configura danos morais

As mensagens traziam imagens de mulheres de biquíni
As mensagens traziam imagens de mulheres de biquíni

Direito

06/11/2009

O envio de “Spam” (mensagem eletrônica publicitária) erótico ao usuário de Internet, não causa dano moral. É o que foi manifestado em julgamento na 4º turma do STJ.

O relator do recurso, ministro Luís Felipe Salomão, votou no sentido de reconhecer a ocorrência do dano e a obrigação de a empresa retirar o destinatário de sua lista de envio, os demais ministros consideraram que não há dever de indenizar ante a possibilidade de bloqueio do remetente indesejado, aliada às ferramentas de filtro de lixo eletrônico disponibilizadas pelos servidores de Internet.

A discussão judicial sobre o ´spam´ teve início quando o advogado Gerson Alves de Oliveira Júnior, ingressou com ação de obrigação de fazer e pedido de indenização por dano moral. Em 2004, ele recebeu e-mails com publicidade do WB Restaurante Ltda., em que há shows eróticos.

As mensagens traziam imagens de mulheres de biquíni. O advogado solicitou a retirada do seu endereço eletrônico da lista de envio do ´spam´. O restaurante confirmou o recebimento do pedido, mas o advogado continuou a receber as mensagens indesejadas.

“O mero envio de spam não configura o dano, sendo que deve haver alguma prova de prejuízo moral pelo fato, mas nada disso ficou configurado com a mera remessa por correio eletrônico.” Explica o advogado e tutor do Portal Educação Carlos Eduardo.

Com o julgamento do STJ, fica mantida a decisão do TJ do Distrito Federal, que havia reformado a sentença de primeiro grau e considerou não terem sido violadas a intimidade, a vida, a honra e a imagem do destinatário do ´spam´.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93