Lei facilita processo de casamento

Os noivos estão dispensados de cumprir processo burocrático que pede permissão do jui
Os noivos estão dispensados de cumprir processo burocrático que pede permissão do jui

Direito

22/12/2009

A partir do dia 17 de janeiro, o trâmite judicial para a realização do casamento ficará mais fácil. De acordo com a lei publicada no Diário Oficial da União, os noivos estão dispensados de cumprir processo burocrático que pede permissão do juiz para o casamento acontecer.

Antes do decreto, os noivos precisavam indicar testemunhas e apresentar documentos que eram enviados para o magistrado e o mesmo homologava e autorizava o matrimônio.

Agora, com as novas regras, os documentos e as testemunhas serão encaminhados ao oficial de Registro Civil no momento do casamento, e só em eventual impugnação, a habilitação deverá ser apresentada ao juiz.

Para o advogado e tutor do Portal Educação, Carlos Eduardo Gomes Figueiredo, essa medida facilitará o processo de habilitação, demonstrando assim, a desburocratização e a tendência de mais celeridade nos procedimentos legais em geral.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93