A democracia e a corrupção

A Democracia e a Corrupção
A Democracia e a Corrupção

Direito

25/02/2016

A DEMOCRACIA E A CORRUPÇÃO

Trata-se de dois temas muito discutido em nosso cotidiano, principalmente nos meios acadêmicos e críticos.

A palavra democracia surgiu na Grécia antiga, como sendo a junção das palavras demo e kratos, que significam povo e poder, respectivamente. No Brasil, após a ditadura militar, começou um árduo trabalho para instalar em nosso país a democracia, que nada mais é que o governo dos povos, isto é, o povo através do voto elege um representante para governar.

Entretanto, o nobre autor Joseph Schumpeter é um dos críticos da democracia, onde se posiciona da seguinte forma, “... o chamado governo do povo, diz ele, é uma ficção: o que existe, na verdade, é o governo aprovado pelo povo,” e conceitua a “noção de que a democracia é um método que se usa para tomar decisões”.

Além disso, informa que “a Democracia é um método político, ou seja, um certo tipo de arranjo institucional para se alcançarem decisões políticas – legislativas e administrativas-, e portanto não pode ser um fim em si mesma, não importando as decisões que produza sob condições históricas dadas”, portanto pode-se concluir que o sistema em que vivemos é uma ilusão, por termos força suficiente de decidir sobre grandes feições.

Logo, ficou constatado através da pesquisa realizada pela revista The Economist Inteligence Unit, da sigla EIU, no ano de 2014, pesquisa esta que levou em conta o ranking das democracias, onde ficou demostrado que o Brasil ainda encontra-se muito atrasado comparado á outros países.

A pesquisa mostra que o Brasil ficou com a posição de nº 44 entre as 167 nações ora pesquisadas.

Na pesquisa realizada foram levadas em conta as seguintes circunstâncias, processo eleitoral e pluralismo, liberdades civis, funcionalidade do governo, participação política e por fim a cultura política dos países.

Portanto, fica comprovado que o Brasil, encontra-se definitivamente muito atrás do primeiro lugar, sendo assim, o povo brasileiro não se faz presente, e principalmente esta cultura não é o forte do nosso país.

Sendo assim, colacionamos as notas do Brasil comparando-o com o primeiro colocado no ranking;

  1. Processo eleitoral e pluralismo

Brasil                         Noruega

9,6                             10,0

  1. Liberdades civis

Brasil                         Noruega

9,1                             10,0

  1. Funcionalidade do governo

Brasil                         Noruega

7,5                             9,6

  1. Participação política

Brasil                         Noruega

5,0                             10,0

  1. Cultura política

Brasil                         Noruega

4.4                             10,0

Diante dos dados ora apresentados, ficou demonstrado que as circunstâncias que mais contribuem para esta posição é a falta de cultura política e a participação política e, portanto esses dados surpreendentes faz com que o quadro de corrupção aumente cada ano.

Notamos, que a falta de participação e com pouca cultura em relação a política faz agravar o quadro de corrupção em nosso país. Exemplo disso é a posição que o Brasil se encontra nos dias atuais, por isso que cotidianamente ouvimos, lemos tantas barbáries sobre corrupção em nosso país.

Uma pesquisa realizada pela EIU, no ano de 2013, para apurar as nações mais corruptas, verificou-se que o Brasil ocupou a posição de nº 72, entretanto, no ano seguinte passou para a posição de nº 69, dados estes comparados com outras 175 nações, sendo que o primeiro lugar seria o pais com o menor índice de corrupção e, o último, com o maior índice de corrupção.

Notadamente com tais dados, podemos verificar que a cada o Brasil é ainda muito corrupto, consequência disto é a falta de conhecimento, ou mesmo a falta de recursos de algumas pessoas que se deixam enganar-se pelos políticos. Entretanto, nem sempre é a falta de recursos que fazem as pessoas se corromperem, mais sim a falta de caráter, falta de dignidade, ou mesmo no dito popular, “falta de vergonha”, com o intuito de ganhar/tirar vantagem sobre as pessoas.

Além do mais, como cobraremos políticos se, quando vemos a oportunidade de furar a fila o fazemos, isso para apenas ganhar tempo/vantagem, ou até mesmo quando recebemos troco errado, neste caso nos trocos que foram dados a mais, pois quando é menos ficamos indignados. Estes exemplos são apenas um pouco das praticas do cotidiano de um ser humano, que desde já, carrega um fardo consigo, “o ser humano tende a errar”.

No entanto, não significa que mesmo carregando esta frase, que devemos buscar fundar-se em errar, mais sim, temos que ter mais cautela, zelo em nossas atitudes, sempre pensando em um bem maior, sem prejudicar o próximo.

Logo, a situação da corrupção está diretamente ligado ao sistema democrático, pois da possibilidade de proporciona maior desenvoltura a ação dos corruptos, por fim, cumpre citar o digníssimo autor João Baptista Herkenhoff, quando ele fala que “A corrupção é uma ameaça à democracia”.

Pessoas que ao cometerem este tipo de crime, estão colaborando para uma politica suja, com políticos falaz, que prometem e não cumprem, além do mais, tal atitude um dia, ou em algum momento, esta pratica será cobrada desta pessoa, não necessariamente desta, mas de seus filhos, netos, onde será apontado como sendo um mal para uma sociedade digna/conveniente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Aurelio Adriano Eger

por Aurelio Adriano Eger

Estudante de direito, atualmente na 9ª fase pela faculdade Anhanguera, pólo de São José/SC, também estudante de Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93