Crianças e adolescente: direitos e deveres

O trabalho infantil é muito comum em países subdesenvolvidos
O trabalho infantil é muito comum em países subdesenvolvidos

Direito

18/04/2016

O trabalho infantil é muito comum em países subdesenvolvidos. Ao longo do desenvolvimento humano, o trabalho infantil foi muito utilizado. Hoje, mesmo sendo ilegal, ainda vemos crianças e adolescentes em trabalhos ao invés de estar estudando.

É considerado trabalho infantil, todo aquele trabalho feito por crianças a baixo da idade mínima permitida por lei. A Constituição Federal permite apenas trabalho na condição de jovem aprendiz a partir dos 14 anos de idade.

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um sistema que protege crianças até os 12 anos e adolescentes até os 18 anos. O ECA existe há 25 anos e vem fazendo a diferença já que o Brasil foi o país que mais reduziu o trabalho infantil. Porém, ainda tem muito a se fazer para mudar a realidade do trabalho infantil.

O ECA também prevê alguns deveres como estudar, obedecer aos pais, preservar o meio ambiente e patrimônios públicos, entre outros.

As crianças têm o direito de serem educadas nas escolas, têm os deveres constituídos pelo Estatuto e os adultos têm a obrigação de cautelar sobre isso.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93