A pressão exercida sobre os discos da coluna pelo levantamento excessivo de peso e por atividades que forçam a musculatura das costas, podem danificar os discos por reduzir o fluxo de nutrientes.
Pesquisadores espanhóis realizaram estudos com modelos computadorizados idênticos a coluna humana e perceberam que a pressão exercida nesses discos interfere na circulação dos nutrientes entre os discos vertebrais. Apesar de ser realizado em computador, o teste apresenta informações importantes, pois, cerca de 80% da população se queixa em algum momento de dores nas costas em algum momento da vida.
A pressão sobre os discos interfere nos níveis de glicose e ácido lático nas células vertebrais, acelerando assim um processo degenerativo dos discos, tornando-se uma causa principal das dores e incômodo na região inferior da coluna. A falta de nutrientes leva a um maior número de células mortas na região e uma demora no tecido celular em se regenerar do esforço e da sobrecarga que realizamos no dia a dia.
Um caminho para solucionar o problema é recuperar o espaço adequado entre os discos intervertebrais para favorecer a circulação dos nutrientes. Isso se dá com exercícios de alongamento e relaxamento muscular que devem ser realizados constantemente, de forma tranquila e progressiva.
Hoje temos algumas modalidades de ginástica que privilegiam o alongamento e o relaxamento muscular nas academias, além disso, técnicas corporais como a Yoga e o Pilates podem ser alternativas importantes para reduzir as dores nas costas.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Evandro Secco
Professor de Educação Física, Especialista em Educação Física Escolar. Professor da Rede Estadual de Ensino, Professor da Prefeitura de Mauá. Coordenador de projetos de Lazer.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93