Em um treinamento bem orientado não existe impacto
Educação Física e Esporte
29/03/2012
Segundo Simão (2004), o treinamento de força, musculação para crianças e adolescentes vêm ganhando aceitabilidade nos últimos anos, embora ainda não seja unânime esta forma de treinamento por parte de alguns professores de educação física e médicos.
Segundo Naughton (2000), o atleta antes de ganhar velocidade, ser bom no arremesso, de chutar uma bola precisa ser forte, portanto, estes fatores mostram a importância do treinamento resistido com pesos para evitar possíveis lesões para praticantes de modalidades esportivas.
Um dos argumentos por parte de profissionais que são contrários ao treinamento de força/musculação nessa faixa etária, é que esta forma de treinamento poderia provocar lesões nas epífises ósseas, devido a impactos nas articulações, prejudicando o crescimento de crianças e adolescentes.
É importante lembrar que, em um treinamento bem orientado não existe impacto e sim pressão sobre todo o sistema osteomioarticular. Porém, mesmo se houvesse impacto precisamos nos reportar às aulas de educação física escolar e modalidades como: basquete, handebol e vôlei , modalidades onde certamente ocorre impacto, porém tal fato não tem prejudicado o crescimento físico, em especial no que se refere à estatura desse público.
Segundo Simão (2004), a frequência de lesões no treinamento resistido com pesos é baixa quando comparada a muitas outras atividades infantis. Segundo este mesmo autor esta forma de treinamento ajuda a reduzir a incidência de lesões desde que sejam adotadas normas de treinamento adequadas para cada faixa etária.
Lillegard et al (1997) estudaram 52 adolescentes pré-puberes submetidos a treinamento de força; encontraram somente um caso de lesão. A Associação Nacional de Força e Condicionamento, as Sociedades de Medicina Desportiva e A Academia Americana de Pediatria são unânimes em aceitar que crianças e adolescentes podem se beneficiar com um programa de treinamento de força/musculação corretamente prescrito (SIMÃO, 2004).
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93