22/04/2012
Inchaço em uma das pernas associado a dor que não foi causada por pancadas, endurecimento da perna e vermelhidão. Estes são os principais sintomas da Trombose Venosa Profunda (TVP), geralmente é causada pela má circulação sanguínea e ocorre quando há uma coagulação ou "trombo" nos vasos que transportam o sangue para o coração.
Normalmente o "trombo" ocorre em uma das pernas, dificilmente nas duas. A trombose é um tipo de doença cardiovascular, a terceira mais comum do tipo, perdendo apenas para o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).
Tratamento
Para tratar a doença, e dependendo da gravidade do caso, se indica a cirurgia para desobstruir o vaso sanguíneo, seguido de internação de seis dias. Depois, o tratamento é feito em casa por mais seis meses, através do uso de medicamentos anticoagulantes, que previnem a formação de novos "trombos".
Depois de passar o período do pós-operatório também se recomenda os exercícios físicos que ativar a circulação do sangue, segundo orientações médicas.
Médicos alertam para que as pessoas que sofrem do mal recorram logo ao tratamento sob o risco de sofrerem o tromboembolismo pulmonar ou embolia pulmonar. Em alguns casos a trombose descola a coagulação para os vasos que irrigam os pulmões, impedindo a passagem do sangue até eles. Em casos extremos, o paciente pode morrer se não procurar logo o médico ao começar a apresentar os primeiros sintomas da trombose.
De acordo com os médicos especialistas, os idosos, principalmente as mulheres, estão mais sujeitos a desenvolver a trombose venosa profunda.
Quem tem histórico da doença na família também deve estar atento. Porém, a trombose ainda pode surgir devido a outros fatores como, por exemplo, o sedentarismo.
A prevenção da Trombose Venosa Profunda pode ser feita através da realização de caminhadas regulares, os movimentos com os pés para as pessoas que precisam estar sentadas por muito tempo, e para os fumantes, a ordem é abandonar o cigarro.
Fatores de Riscos
Está sujeito a sofrer trombose quem:
Tiver idade acima de 40 anos;
For obeso;
Tiver varizes grandes;
Apresentar histórico da doença na família;
Fumar;
Quem ficar sem movimentar as pernas por um período prolongado.
Previna-se
- Faça caminhadas regularmente.
- Nas situações em que necessite permanecer sentado por muito tempo, procure movimentar os pés como se estivesse pedalando uma máquina de costura.
- Evite fumar.
- Controle o peso.
- Atividade Física orientada.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Paulo Vicente e formado em Educacao Fisica, Pós-graduado em Gestão Esportiva, registrado no Conselho Regional de Educacao Fisica, Integrante do Time Nacional Schwinn Cycling, Ministra cursos de Bola Suica e foi Premiado como Personal Trainer de maior destaque no Parana em 2011 e 2012. Especialista em Concursos Públicos. site - www.personalpaulo.wenode.com blog - www.personalpaulo.blogspot.com
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93