As Inteligências Múltiplas e sua Correlação com a Sociedade e a Educação Física

Coordenação e gestos motores.
Coordenação e gestos motores.

Educação Física e Esporte

23/06/2012

Existe ainda hoje uma estreita relação entre os conceitos de inteligência e o desempenho acadêmico, principalmente em matérias ditas como principais. O excesso de cobrança nas crianças, nossos "mini adultos" fazem com que se perca o mundo infantil bloqueando as experiências adequadas para cada etapa da vida provocando o fenômeno da antecipação motora, porém nem sempre de forma positiva. A antecipação pode ser considerada "positiva" quando combinada com experiências compatíveis a cada etapa, não permitindo o detrimento das vivências do mundo infantil. O grande fenômeno da inteligência também deveria ser vista de uma forma aceitável, pois dentro deste conceito existem vários campos que podem ser superiores a outros, ou seja, cada indivíduo possui uma experiência, uma afinidade maior com cada área do conhecimento, aspecto esse denominado como inteligências múltiplas. Segundo Freire e Lisboa (2005, p.137) "A inteligência é circunstancial. Ela depende de uma história de experiências anteriores e precisa, por mais plástica que seja, de um tempo para a adaptação. Novos possíveis precisam ser construídos diante dos fracassos, e é isso muito profícuo para a inteligência.".

CONCEITOS DE INTELIGÊNCIA
A inteligência humana possui vários conceitos históricos e muito debatidos, esses conceitos sofreram variações e adaptações de acordo com a época vivida. Podemos citar como mais comum e polêmico o teste de QI (quociente de inteligência) feito por Alfred Binet em 1904, que a pedido do governo francês desenvolveu tal técnica para verificar as pessoas que possuíam um baixo desempenho escolar e necessitavam de classes especiais. Binet utilizou como parâmetro para definir o nível de inteligência exercícios em uma escala crescente de dificuldade onde, as crianças deveriam resolver os problemas propostos até o nível em que não conseguissem. Assim era calculada sua "idade mental", de acordo com as ultimas tarefas realizadas, daí a mesma era subtraída de sua idade cronológica. Após W. Stern concluiu que a idade mental deveria ser dividida pela idade cronológica caracterizando QI. Gardner (1995) apud Freire e Lisboa (2005, p.132) era discípulo das ideias de Piaget já considerava as múltiplas inteligências relatando que as mesmas não funcionam separadamente, mas, em conjunto.

Para Morin (p.166) apud Freire e Lisboa (2005, p.132) "A inteligência é uma qualidade anterior e exterior ao pensamento humano, se definirmos a inteligência como aptidão para pensar, tratar, resolver problemas em situações de complexidade (multiplicidade das informações, encadeamento das inter-retroações, variações na situação, incertezas e áleas). Com efeito, pudemos constatar inteligência não só nos animais dotados de um aparelho neurocerebral, mas mesmo no reino vegetal.". Estes são apenas alguns dentre tantos conceitos de inteligência existentes, porém sem entrar em detalhes de métodos adequados ou não para a mensuração do nível de inteligência o que não se pode desprezar é que a mesma atua de diferentes formas e em diferentes circunstâncias, ou seja, há diferentes modos de agir inteligentemente, então seria didaticamente imprudente padronizar comportamentos e reações em diferentes sujeitos.

COMO SE DÁ A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?
São fatos que o cérebro humano recebe milhões de informações a todo o momento, muitas passam "despercebidas", pois as informações são selecionadas através de filtros levando em consideração seu grau de relevância para a pessoa. Os filtros são de grande importância, pois sem eles não haveria vida. Imaginem se nosso cérebro repassasse cada som, cada estímulo percebido, não haveria tempo hábil para processar e repassar todas as informações sem que haja uma "pane" no grande sistema que é o corpo humano. Dentro desta linha de pensamento classificamos esses filtros cerebrais como RAD (sistema radicular, amígdala e a dopamina). A relação que ocorre de um conteúdo novo com outro já existente é caracterizado pela organização de algumas redes de células que sempre darão a preferência para os conteúdos relevantes, este sistema é reconhecido como aprendizagem significativa. Segundo SELBACH (p. 15) a aprendizagem significativa será então como um jogo de sedução dos filtros cerebrais (RAD).

Como assim? Para o professor conseguir transmitir algum conteúdo primeiro é necessário captar a atenção do sistema radicular, que necessita ver um conteúdo interessante, uma novidade evitando aulas chatas e repetitivas, pois se acontecer o sistema radicular tratará de impedir o processo de aprendizagem; o segundo passo é ultrapassar, ou seja, conquistar o sistema afetivo ou emocional, a amígdala, pois se a informação mesmo sendo nova, porém não agradável à amígdala irá bloquear e o último filtro é a dopamina que é conhecida como neurotransmissor do prazer então após a sedução do RAD o discente irá obter a aprendizagem significativa. O processo de aprendizagem significativa é o mesmo para todas as disciplinas, apesar de trabalharem com diferentes áreas do cérebro, daí reforça-se a ideia de que o quociente de inteligência (QI) pode variar de acordo com a disciplina, reconhecendo o conceito das múltiplas inteligências.

CRIANÇA X CULTURA X INTELIGÊNCIAS
Atualmente o mundo depara-se com a valorização do intelecto infantil em detrimento de suas vivências motoras, muitas vezes são vistas como adultos em miniaturas. O que quero dizer com isso? Os pais e a sociedade lhes impõem compromissos e obrigações diárias privando-os do desenvolvimento da criatividade utilizando de forma errônea o seu momento "livre" deixando de experimentar e de evoluir em caráter motor e corporal. Nossos "mini adultos" são colocados nas escolas e todos os pais preocupam-se, nesta fase, em colocá-lo em uma instituição de qualidade, almejando ter um filho de sucesso, com uma boa remuneração e associam tais características a certas disciplinas curriculares, citando como principais a Língua Portuguesa e a Matemática e claro não se esquecendo de seus atributos (cursos) extracurriculares.

Agora lhes pergunto: e se aptidão do seu filho não estiver correlacionada com tais inteligências? Garanto que 90% dos pais irão se desesperar e procurar aulas de reforço e irão exigir uma melhora no desempenho, cobrando excessivamente e reprimindo seus filhos, retirando cada vez mais as crianças do mundo da infância e colocando-os no mundo adulto com o detrimento do seu pouco tempo "livre" abolindo a vivência corporal deixando de beneficiar o desenvolvimento total da criança, que, também, auxiliaria na construção de um cidadão, de agentes ativos e propiciando ao aluno uma educação interdisciplinar.

A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
A Educação Física é uma disciplina curricular pouco valorizada em nível de desenvolvimento das inteligências, talvez por falta de espaços adequados, por incapacidade ou desleixo do profissional já que a disciplina é vista como segundo plano, ou ainda considero que o motivo possa ser a falta de conhecimento das pessoas ao redor, tanto do corpo docente do colégio como os pais dos alunos. Essa disciplina tão popular entre os alunos visa desenvolver não só o intelecto mais o corpo e a integração corpo-mente. A cada aula é um desafio de associar gestos motores com respostas cerebrais mais rápidas de uma forma lúdica e diferente das outras disciplinas curriculares, óbvio obtendo a conquista do RAD mais rapidamente. A Educação Física não necessita de defensores e/ou de profissionais passivos que não fazem por onde melhorar e valorizar sua disciplina, ela precisa de profissionais capacitados para aplicar sua variabilidade de conteúdos de forma eficiente, por isso ressalto que a Educação Física é tão importante quanto às outras disciplinas curriculares nem melhor e nem pior, todas trabalham em prol de desenvolver as inteligências múltiplas dos discentes, então, não há diferença entre as mesmas.

ANTECIPAÇÃO DOS GESTOS MOTORES
Nossos "mini adultos" são expostos a milhões de estímulos e ainda possuem as influências do mundo adulto causando o fenômeno da antecipação motora sem demonstrar muita qualidade no movimento, exceto quando são praticadas várias vezes e\ou haja um conhecimento anterior da ação praticada. Segundo Vygostsy (1984) apud Freire e Barros (p. 20) "Antes de controlar o próprio comportamento, a criança começa a controlar o ambiente, com a ajuda da fala." Reconhece então que as crianças lidam para antecipar os seus gestos com o auxílio da fala e da visão. Piaget apud Freire e Barros (p. 20), "É evidente, com efeito, que a atualização de uma ação ou de uma ideia pressupõe que, antes de tudo, elas tenham sido tornadas 'possíveis', e a observação mostra que o nascimento de um possível geralmente provoca outros.". Para Boutinet (1990) apud Freire e Barros (p. 20) "...o presente adquire uma consistência real quando, simultaneamente, pode-se apoiar sobre uma experiência passada e antecipar novas possibilidades de ação." Foi realizado um estudo, no artigo Análise quantitativa e qualitativa dos sintomas de antecipação nas ações motoras de crianças com os seguintes autores Prof. Dr. João Batista Freire da Silva e o Prof. Dr. Ricardo Machado Leite de Barros onde foi selecionado um grupo de alunos de ambos os sexos, na faixa etária entre três anos e seis meses e nove anos e dois meses, para realizar a tarefa de pular corda, foi observado que a necessidade de um exemplo era clara e logo após a primeira tentativa os alunos que já possuíam uma experiência anterior realizavam o movimento antecipando alguns gestos, porém executando com êxito a tarefa.

Ainda analisando um estudo de outro artigo científico A inteligência em jogo no contexto da educação física escolar tendo como autores João Batista Freire e Adonis Marcos Lisboa que teve como objetivo analisar a inteligência no jogo e a velocidade de reação e resolução de problemas apresentados, podemos entender que esse fenômeno também é caracterizado como antecipação motora. Nesse estudo foi proposta a brincadeira nunca três (uma variação do pique-pega tradicional) em 2 modos onde os alunos se organizavam em duplas e um aluno é o pegador e o outro o fugitivo, o fugitivo ao dar a mão a um aluno o outro da dupla se corria, sendo o novo fugitivo, e em outra versão ao fugitivo dar a mão a um componente da dupla o outro que antes se tornaria fugitivo passa a ser o pegador e o antigo pegador o fugitivo. E após a execução foram feitas algumas perguntas sobre o jogo para ver se as regras tinham ficado claras. Observou-se que na primeira etapa houve uma assimilação mais rápida e consequentemente a brincadeira teve êxito contando com suas experiências anteriores do tradicional "pique pega" sem muitas variações. Já na segunda parte da brincadeira houve uma complicação e uma reação mais lenta (retardada) devido ao nível de complexidade, porém após alguns minutos de execução ficou clara a assimilação do jogo e o erro na execução foi reduzido. Então após a leitura desses artigos percebe-se que a Educação Física é de extrema importância para o desenvolvimento das inteligências, pois a todo o momento são enviados estímulos que necessitam de uma ação (resposta) rápida apesar das dificuldades encontradas.

CONCLUSÃO
Para Piaget (1859, p.9) apud Freire e Lisboa (p.136) todo individuo encontra-se na posse de dois grandes sistemas cognitivos, aliás, complementares: o sistema presentativo fechado, de esquemas e estruturas estáveis, que serve essencialmente para "compreender" o real, e o sistema de procedimento, em mobilidade contínua, que serve para "ter êxito", para satisfazer necessidades portanto, através de invenções ou transferências de processos. O mundo escolar ainda é bem conturbado em relação às inteligências. Apesar do conceito das múltiplas inteligências cercarem o âmbito escolar ainda não são executados de forma adequada, prevalecendo o intelecto em detrimento da integração corpo-mente.

Percebemos ainda o grande valor que o profissional da educação possui no colégio, pois é através deles que ocorre o fenômeno da aprendizagem significativa sem padronização da forma como a mesma ocorre devido ao caráter individual que a mesma possui. Ressalta-se que a escola é um espaço de aprendizagem onde, os pais também devem participar para entender a intrínseca relação entre a cultura local, as inteligências e o desenvolvimento total, tendo uma participação ativa na formação de agentes críticos na sociedade. A Educação Física é também uma disciplina que promove a integração corpo-mente associando e superando os desafios propostos na aula, sendo eles práticos ou teóricos contribuindo para a formação integral dos discentes colaborando para o desenvolvimento das múltiplas inteligências podendo criar uma afinidade por outras disciplinas curriculares devido ao seu caráter lúdico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
SELBACH, Simone. Educação Física e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010. - (Coleção Como Bem Ensinar)  FREIRE, João Batista; LISBOA, Adonis Marcos. A inteligência em jogo no contexto da educação física escolar. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 2, p. 131-140, maio\agosto 2005.  FREIRE, João Batista; BARROS, Ricardo Machado Leite. Análise quantitativa e qualitativa dos sintomas de antecipação nas ações motoras de crianças. Revista Brasileira de Ciências e Movimento, Brasília, v. 8, n. 2, p.19-24, março 2000.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Juliana Carvalho da Costa Marra

por Juliana Carvalho da Costa Marra

Professora Licenciada de Educação Física Bacharelanda em Educação Física Técnica em Eletrotécnica e Automação Industrial Formada em Inglês, Espanhol e Informática.

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