A importância do ciclo menstrual no rendimento desportivo

As mulheres têm menor desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório
As mulheres têm menor desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório

Educação Física e Esporte

13/07/2012

É conhecido pela vasta experiência de especialistas de renome na formação global com as mulheres que há grandes diferenças entre as características da mulher e do homem, de modo que este trabalho apresenta algumas considerações importantes.

Principais fatos a considerar, como a quantidade de massa muscular em mulheres é menor do que nos homens, em 5 a 8%. As mulheres têm 32 e 35% da massa muscular no peso de corpo. Homens têm entre 40 e 45% da massa muscular em peso de corpo. O ângulo de inclinação do fémur relativamente aos quadris forma as pernas ligeiramente em X, o que é uma desvantagem para os eventos onde é necessário nomeadamente a extensão das pernas. As mulheres têm menor desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório, menor volume sistólico, e maior frequência cardíaca e respiratória.

Respiração torácica é característica das mulheres.
A capacidade vital é menor em 1 litro do que no homem.

Influência negativa da menstruação no desporto, tendo em conta os seguintes aspectos:
Em ciclos menstruais relativamente estáveis, o óvulo não fertilizado desce juntamente com sangue e restos de tecido, nos dias em que esse fenômeno ocorre existem alterações funcionais e psicológicas:
- Aumento do pulso ou da frequência cardíaca.
- Aumento da pressão arterial.
- Aumento na temperatura corporal.
- Diminui a porcentagem de hemoglobina no sangue.
- Aumenta a excitação do Sistema Nervoso, que se reflete na apatia e irritabilidade.

Em geral menos possibilidade de trabalhar do corpo. É por isso que o treinador que tem a responsabilidade de preparar os atletas deve levar em conta o ciclo menstrual e recursos para implementar os planos individuais, tendo em conta as fases do ciclo menstrual.

Fases do ciclo menstrual:
- Fase Menstrual;
- Fase pós-menstrual;
- Fase de Ovulação;
- Fase Pós-ovulatória;
- Fase pré-menstrual.

Dosificação de carga segundo o ciclo menstrual:
O ciclo menstrual dura 28 dias normalmente, o que reflete em 10 ou 12 dias um estado de baixo rendimento, por isso recomenda-se que na fase menstrual sejam aplicadas cargas médias, na fase pós-menstrual cargas pesadas, fase de ovulação cargas médias, na fase pós-ovulatória cargas pesadas fase pré-menstrual cargas pequenas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Nelson Carvalho

por Nelson Carvalho

CEO da Empresa - Flower Anatomy; CEO da empresa - Sim Doutor; Administracao e Coordenacao - PainCare Clinicas de Dor; Diretor Tecnico - Corpore Care Clinica do Exercicio; Master em Motricidade Humana; Especialista em Metodologia do Treino; PgD Fisiologia do Exercicio; PgD Nutricao Desportiva; Tec. Especialista em Medicina Fisica e Reabilitacao; Membro do ACSM; Cedula profissional IDP/ProCAFD 23292

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93