Princípios do Treinamento Físico e Esportivo

Princípios do Treinamento Físico e Esportivo
Princípios do Treinamento Físico e Esportivo

Educação Física e Esporte

17/07/2012

Princípio da Individualidade Biológica – Indivíduos diferentes respondem de forma diferente ao mesmo treinamento.
Isso acontece pelo fato de o indivíduo ser a junção de genótipo e fenótipo.
Genótipo = Carga Genética / Fenótipo = Estímulos.

Princípio da Adaptação – Capacidade que o ser humano tem de se adaptar a um agente estressor.
Isso significa que o ser humano é capaz de modular sistemas energéticos e sua morfologia até certo ponto como resposta a um determinado estímulo.
- Estímulos débeis não acarretam adaptação;
- Estímulos médios apenas exercitam;
- Estímulos entre médios e fortes geram adaptações;
- Estímulos muito fortes causam lesão.
Além disso, é necessário fornecer estímulos diferentes continuamente para evitar o fenômeno do platô, que é uma situação em que o indivíduo não evolui.

Princípio da Assimilação Compensatória – Quando aplicado um estímulo que utiliza um sistema energético específico, acontecerá num 1º momento uma diminuição da reserva e num 2º momento acontecerá uma nova estocagem energética maior do que antes do estímulo ser aplicado. Para que isso aconteça o tempo de recuperação deve ser proporcional à intensidade do trabalho para que exista a adaptação fisiológica do organismo. Assim sendo, o condicionamento físico é melhorado continuamente.

Princípio da Manipulação de Cargas – O aumento de cargas de trabalho é uma imposição para se obter um melhor desempenho. Para saber se a prevalência da carga aplicada é de volume ou intensidade devemos analisar a qualidade física visada e o período de treinamento.
- Qualidade física de curto espaço de tempo = Intensidade;
- Qualidade física de emprego prolongado = Volume
Isso tudo quer dizer que o indivíduo deve cada vez mais se esforçar para continuar melhorando suas capacidades físicas.

Princípio da Continuidade – Uma condição física só será alcançada após uma continuidade no treinamento. Isso significa que devemos evitar treinar para um evento como o carnaval, por exemplo, e depois deixar o treinamento de lado. Devemos entender que quando paramos de treinar nossas capacidades pioram e ai quando chegar perto do próximo evento será um grande trabalho estar em boa forma novamente. É muito mais inteligente manter o treinamento continuamente, pois quando se aproximar o próximo carnaval você já estará em forma, sem precisar correr atrás de prejuízos,

Princípio da Especificidade – O treinamento deve ser estruturado baseando-se nas capacidades físicas, sistemas energéticos, sistemas coordenativos, entre outros específicos de uma modalidade esportiva específica.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Henrique Stelzer Nogueira

por Henrique Stelzer Nogueira

Professor de Pós-Graduação (FMU, Estácio de Sá, UNIFAE e USCS); Pesquisador; Personal Trainer.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93