Bodyboarding é um esporte praticado no mar, em que o surfista desce as ondas com uma prancha - podendo estar deitado, de joelhos ou mesmo de pé. As pranchas de bodyboarding, chamadas de bodyboard, são bem menores e mais leves do que as pranchas de surfe; por essa e outras razões, como o fato de ser um esporte mais seguro pelo número baixo de tombos (que, por sinal, são menos graves que os do surfe), o bodyboarding tem sido preferência entre mulheres e crianças.
Uma vantagem deste esporte é sentir a onda com o corpo, uma vez que, no surfe, o praticante sente as ondas somente com os pés. Existem várias manobras que podem ser realizadas na prática do bodyboarding profissional, como por exemplo, a 360, em que o indivíduo faz uma volta completa sobre o eixo da prancha em direção à parede da onda, e também a manobra drop, em que o praticante simplesmente desce a onda.
O bodyboarding profissional requer algumas condições antes de ser praticado: deve-se conhecer as condições do mar, saber nadar, estar com os músculos preparados através de alongamentos, beber muita água e fazer refeições leves antes da prática do esporte. Com todo o preparo necessário e através de exercícios cardiovasculares e musculares, o esporte desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora de seu praticante.
É recomendável que o bodyboarder escolha uma prancha que esteja de acordo com suas características físicas, tais quais tamanho e peso. A preferência é que a prancha, em pé, chegue até o umbigo do praticante. Além da prancha, outros equipamentos são importantes para a prática do esporte, como os pés-de-pato, que ajudam a entrar na onda, e o leash, que prende o indivíduo à prancha. Contudo, a peça mais importante é de fato a prancha, pois é ela que permite o contato com a água e com a adrenalina das ondas.
Para a prática do bodyboard, é necessário que o esportista e os equipamentos atendam aos requisitos; além dos exercícios exigidos ao surfista, o esporte necessita que a prancha profissional seja sempre conservada para que as manobras sejam realizadas com sucesso e para que não haja acidentes. Para estar em boas condições, a prancha precisa ser sempre limpa com água doce e deve ser protegida do sol, porque sua exposição ao calor causa envergação e a formação de bolhas, prejudicando a performance na água.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Tulio Carreira
Estudante de Ciência & Tecnologia e Engenharia de Gestão na Universidade Federal do ABC e formado em Telemática pelo CEAP, já atuou no mercado como Analista de Sistemas, tendo também trabalhado no setor administrativo de instituições educacionais. Me encontre em: http://http://www.getninjas.com.br/producao-e-revisao-de-textos--2
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93