Análise morfológica de jogadores de rugby de um time universitário

Jogo de rugby
Jogo de rugby

Educação Física e Esporte

15/08/2012

Autores:
Fábio Colussi Karasiak,
Fábio Araújo Lima,
Luis Henrique Torquato Vanucci

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Introdução:
O rugby é um esporte com atividades aeróbicas e anaeróbicas, exigindo uma variedade de respostas fisiológicas de seus jogadores e necessidades específicas para o condicionamento físico e níveis de treino.

Objetivos:

Analisar o perfil morfológico de jogadores de rugby de um time universitário e compará-los de acordo com suas posições em campo.

Métodos:
Foram avaliados 10 jogadores do sexo masculino (24,3 ± 4,7 anos; 80,3 ± 17,2 Kg; 1,78 ± 7 cm; 14,6 ± 6,5 %Gordura; 2,5 ± 3 anos de prática), sendo 5 backs e 5 forwards. Os mesmos foram submetidos a um teste progressivo máximo (Tcar), realizado em um ginásio poliesportivo, para determinação do pico de velocidade (PV) e do ponto de deflexão da frequência cardíaca (PDFC). O PDFC foi identificado através dos métodos visual (PDFCv) e Dmáx (PDFCd).

O teste é caracterizado por ser do tipo intermitente escalonado, com estágios de 90 segundos de duração em sistema "ida-e-volta". Cada estágio é composto de 5 repetições de 12 segundos de corrida com 6 segundos de pausa entre elas. O ritmo é ditado por um sinal sonoro (bip), em intervalos regulares de 6 segundos, iniciando a uma velocidade de 9Km/h-1 (distância inicial de 15m) com incrementos de 0,6km h-1 a cada estágio até a exaustão voluntária. Ao final de cada estágio são realizados aumentos de 1m a partir da distância inicial.

Utilizou-se estatística descritiva (média e desvio padrão) para apresentar os dados coletados, teste t para comparação das variáveis entre backs e forwards, e correlação de Pearson para relacionar PV, velocidade referente ao PDFCv (vPDFCv) e velocidade referente ao PDFCd (vPDFCd) com Idade, Peso e % Gordura. Foi adotado um nível de significância de p < 0,05.

Resultados:
O PDFCv e o PDFCd foram identificados em 90% e 100% dos sujeitos, respectivamente.

Conclusões:

Os valores de Peso e % Gordura dos forwards foram significantemente superiores aos dos backs, assim como o PV dos backs em relação aos forwards. Desta forma, nota-se que jogadores de rugby de um time universitário possuem características morfológicas distintas dependentes de suas posições em campo. Ademais, observou-se que as variáveis antropométricas de Peso e % Gordura possuem correlação com o PV, o que explica, em parte, os maiores valores de PV obtidos no teste pelos backs.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Luis Henrique Torquato Vanucci

por Luis Henrique Torquato Vanucci

Educador físico e sócio-proprietário da Afavordoesporte, empresa que atua na indústria do esporte, com gestão de projetos e eventos, esportivos e corporativos, ensino do esporte e treinamentos esportivos e experienciais.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93