Modelos de Treinamento Físico e Esportivo

A  a ciência sobre o treinamento também evoluiu com o tempo
A a ciência sobre o treinamento também evoluiu com o tempo

Educação Física e Esporte

05/09/2012

Conforme a prática da atividade física e competições esportivas foram crescendo, a ciência sobre o treinamento também evoluiu. Lev Matveev foi o primeiro grande estudioso do treinamento, criando o primeiro modelo de treinamento chamado de Modelo Clássico de Matveev. Para ele o ser humano deveria programar suas capacidades motoras em um trabalho de base e conforme uma competição se aproximava, as características da disputa deveriam estar mais pontuais no treinamento. Então foi criada nesse modelo a curva volume X intensidade.

Conforme o esporte profissional foi evoluindo e o calendário competitivo foi sendo preenchido por mais competições dentro de uma mesma temporada, esse modelo foi sendo inviável, porém serve até hoje como referência para estudos. Atualmente o modelo que é seguido por profissionais altamente qualificados tanto do esporte quanto do fitness e bem estar é o de Verkhoshanski, que divide a temporada de treinamento em mesociclos e microciclos, permitindo assim mais de um pico de performance por temporada. Esse modelo permite diversos estímulos dentro de uma mesma semana e segue todos os princípios do treinamento de forma pontual. Assim sendo, o indivíduo dificilmente atinge o fenômeno do "platô" em pouco tempo de atividade.



Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Henrique Stelzer Nogueira

por Henrique Stelzer Nogueira

Professor de Pós-Graduação (FMU, Estácio de Sá, UNIFAE e USCS); Pesquisador; Personal Trainer.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93