O aquecimento é uma prática de preparação para a rotina de treinamento
Educação Física e Esporte
05/09/2012
O aquecimento é uma prática de preparação para a rotina de treinamento, sua função é dar início a irrigação sanguínea no músculo trabalhado e ativar as suas unidades motoras. No entanto sua prática deve condizer com o objetivo do dia para então ter melhor eficiência da prática.
É comum encontrar indivíduos iniciando sua rotina de treino aquecendo com uma caminhada ou corrida em esteira para então ir para um trabalho de musculação. Essa prática é questionável, pois não segue o princípio da especificidade. O correto do aquecimento é preparar a musculatura alvo do dia de treino, então para que aquecer na esteira e depois fazer treino de peitorais na musculação? O mais racional é aquecer com exercícios focados do dia, com carga reduzida e então aumentar para a carga de treinamento do dia.
Por exemplo, num dia de treino de hipertrofia para peitorais, deltóides e tríceps, onde a carga de treino é de 75-85% da CVM (contração voluntária máxima), e o primeiro exercício é o supino, o aquecimento é mais eficiente no próprio supino com uma série de carga entre 50-60% da CVM. Nesse exemplo citado a comunidade científica considera que atende o recrutamento das unidades motoras e irrigação sanguínea dos músculos envolvidos no dia de treino de maneira eficaz.
Aquecer com caminhada pra depois levantar peso é tão eficiente quanto aquecer pra uma partida de basquetebol chutando a bola ao gol.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Henrique Stelzer Nogueira
Professor de Pós-Graduação (FMU, Estácio de Sá, UNIFAE e USCS);
Pesquisador;
Personal Trainer.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93