Futebol: nosso esporte nacional

Educação Física e Esporte

18/10/2012

Se perguntarmos para 10 brasileiros qual o nosso esporte nacional, acredito que os 10 responderão: futebol! No Rio Grande do Sul, a polarização é tão grande entre os principais clubes futebolísticos que, antes do nascimento de um bebê os pais já respondem se será colorado ou gremista.

Está no “DNA” de nosso povo, as crianças muitas vezes antes de começarem a caminhar já recebem de presente bolas de diferentes estilos para “chutar” e “fazer gols”. Já virou até música de sucesso do grupo Skank anos atrás: “quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”.

O Brasil sediará em 2014 a Copa do Mundo FIFA de futebol e este evento pode trazer benefícios permanentes para o país, mais especificamente para as cidades-sede dos jogos e também para as cidades que acolherão as delegações dos países participantes. Benefícios permanentes no sentido de ampliação de nossa malha viária, de qualificação do sistema de transportes, bem como toda infraestrutura das cidades.

Nossa capital, Porto Alegre, sediará jogos deste evento, que ocorrerão no Estádio Beira-Rio, do Sport Club Internacional, que está sendo reformado dentro do projeto Gigante para Sempre.

É fundamental que a população acompanhe as ações do poder público a fim de fiscalizar atrasos nas execuções das obras e também os seus custos.

Li uma matéria sobre a opinião do ex-jogador de futebol e atual deputado federal Romário com relação à Copa do Mundo em nosso país.

Disse Romário, com relação às obras da Copa do Mundo: “Esta palhaçada irá piorar quando faltar um ano e meio para o início do Mundial. O pior ainda está por vir porque o Governo irá aprovar as obras de emergência, aquelas que não necessitam de licitações. Aí irá ocorrer o maior roubo da história do Brasil”.

O jornal Zero Hora do dia 04 de maio de 2012, pág. 46, mostrou um estudo da pesquisadora Zahira Asmal, referente à herança que a Copa deixou para a África do Sul (último país sede do mundial em 2010), onde percebeu um legado de qualificação em áreas de lazer e espaços públicos daquele país, que teve, segundo Zahira, um planejamento conjunto de governo, designers, arquitetos, engenheiros e outros profissionais para criar algo novo no país.

Com tudo o que coloquei anteriormente, eu ainda acredito que o Mundial de Futebol poderá trazer muitos benefícios para nosso país, o “país do futebol”.

*Artigo publicado originalmente na obra Opinião Pública - Reflexões de um professor num programa de rádio (nº 2), de autoria de Cassiano Noimann Leal, pág. 08, Editora CinnamonTeal Publishing, Goa: 2012, ISBN 978-93-81542-45-3.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Cassiano Noimann Leal

por Cassiano Noimann Leal

Graduado em Educação Física , especialista em Psicopedagogia, MBA em Gestão Administrativa e Marketing e Master of Education Honoris Causa. Professor das redes públicas de educação do município de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul, além de ser Tutor Acadêmico da ESAB desde 2002. Autor de livros, colunista de Rádios. Currículo completo http://lattes.cnpq.br/8862806506155545

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93