Tendências Da Educação Física Escolar

Tendências Da Educação Física Escolar
Tendências Da Educação Física Escolar

Educação Física e Esporte

20/12/2012

Foi no século XX que começou a surgir às novas tendências para uma Educação Física Transformadora aceitando-o como um corpo total, pois antes era concebido como corpo instrumento. Na Educação Física Eugenista valoriza-se o corpo saudável para produzir uma raça superior. Na Educação Física Militaresca valoriza-se o corpo forte. Na Educação Física Tecnicista valoriza-se o corpo máquina, onde o corpo é programado para suportar e produzir com mais velocidade em menos tempo e com pouco gasto de energia. Educação Física de Alto Rendimento foi quando surgiu o esporte, seleção de talentos que vai representar o país nas conquistas de medalhas olímpicas inclusive no futebol.

A partir dos anos 80 iniciam-se os primeiros movimentos para uma nova proposta para a Educação Física, com o objetivo de contrapor a educação física tradicional. Nessa nova etapa começa a valorizar que processo de desenvolvimento da criança tem sua origem a partir de um corpo vivo que começa a sua aprendizagem através de sua interação como meio físico e social.

Entrando na Educação Física Transformadora que valoriza a consciência corporal e o movimento, segundo alguns estudiosos a criança que brinca transforma se num adulto que pensa, isso tudo se desenvolve por meio de atividades corporais, onde a criança vai adquirir conceitos fundamentais como: imagem corporal, lateralidade, noção espacial, temporal, ritmo, coordenação motora ampla e fina, coordenação óculo manual, respiração, equilíbrio para a aquisição da leitura e escrita.

A educação física escolar trabalha nas aulas á Cultura Corporal, desenvolve um corpo por inteiro que possui cinco dimensões: física, mental, social, emocional e cultural. Numa Educação Física Transformadora vai desenvolver um currículo que trabalhem os temas voltados para jogos cooperativos, saúde, alimentação saudável, atividades físicas, conhecimentos de diversas manifestações corporais, limitações e suas possibilidades, respeito às diferenças, resgate do universo lúdico, o trabalho é elaborado para dar base para que o aluno possa adquirir várias formas de conhecimento dentro da cultura corporal. Se analisarmos a Proposta Pedagógica do Estado de São Paulo podemos ver que a educação transformadora esta presente nos conteúdos com atividades sobre esporte, cultura, saúde e movimento, mídia etc.

Analisando o decorrer da Educação Física podemos ver que ela ouve um grande desenvolvimento valorizando o trabalho com jogos cooperativos, coletivos, interativos, desenvolvendo o aluno na cultura de movimento, onde ele é o sujeito que trás seu conhecimento para as aulas amplia seu desenvolvimento durante todo o processo de aprendizagem.

Hoje a educação física trabalha nas escolas o Se- movimentar o sujeito que aprende e tem seus conhecimentos prévios que irão ser enriquecidos dentro do processo de ensino/aprendizagem, os conteúdos são divididos em os esportes coletivos, saúde e beleza, contemporaneidade e alimentação saudável. Todo esse processo de transformação dentro da Educação Física colaborou para seu desenvolvimento e também do professor para elaborar aulas mais dinâmicas transmitindo uma aula inovadora e rica em conhecimento e dando base para que o aluno seja crítico ampliando suas formas no Se- movimentar.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Creusa Donizetti da Rosa

por Creusa Donizetti da Rosa

CREUSA ROSA FORMADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA COM ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL PALESTRANTE PARA MULHERES COM CURSOS DE POMPOARISMO, MASSAGENS, DANÇA PALESTRANTE DE MOTIVAÇÃO E AUTO ESTIMA

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93