Avaliações Físicas

A aula de educação física é o momento de relaxar e exercitar-se
A aula de educação física é o momento de relaxar e exercitar-se

Educação Física e Esporte

15/01/2013

Uma das características mais positivas desses testes é que são muito fáceis de administrar. Por outro lado, tais testes baseados no desempenho têm algumas limitações substanciais. Por exemplo, o nível individual de motivação e capacidade de ritmo pode ter um impacto profundo nos resultados.

Nos últimos anos, o teste de Aptidão para Andar Uma Milha tem-se difundido como um meio eficaz de estimar a capacidade cardiorrespiratória. A tarefa primária envolvida nesse procedimento de avaliação é fazer com que o indivíduo ande uma milha (1.600m) tão rápido quanto possível, de preferência em uma trilha ou superfície nivelada. Imediatamente depois de completada a caminhada, a FC é medida usando-se a técnica palpatória. O consumo de O2 é estimado por uma equação de regressão baseada em peso, idade, sexo, tempo de caminhada e FC pós-exercício. Veremos a seguir alguns protocolos de teste de campo.

Teste de Corrida de 2,400 metros (Cooper) População alvo: de 13 a 60 anos, para homens e mulheres. O ideal que o testado esteja familiarizado com a prática de atividade física regular. Para atletas também é conveniente.

Metodologia: o teste consiste em cronometrar o tempo gasto pelo avaliador para percorrer a distância de 2,400 metros.

Teste de Andar e correr 12 minutos (Cooper) população-alvo:
pessoas de baixo condicionamento e atletas, idade entre 10 e 70 anos, ambos os sexos.

Metodologia: o avaliado deve correr ou caminhar sem interrupção o tempo de 12 minutos, será computado a distância percorrida nesse tempo. O ideal é aplicar esse teste em pista já demarcada.

Teste de corrida de Balke população-alvo: Pessoas já condicionadas ou atletas, pois o tempo de duração do teste é razoavelmente longo, podendo ser aplicado em indivíduos de 15 a 50 anos de ambos os sexos.

Metodologia: Basicamente a mesma do teste de Cooper, com tempo um pouco maior. Com o resultado apurado, deve-se calcular a velocidade expressa em metros por minuto, utilizando a seguinte fórmula.

Teste de Corrida de Ribisl & Kachodorian população-alvo: Indivíduos com amplo nível de aptidão física e faixa etária bem variável, pois na fórmula de cálculo de VO2 são levados em consideração a idade e o tempo gasto na realização do teste.

Metodologia:
Basicamente iguais as dos dois testes anteriores. Entretanto, o que o diferencia dos demais protocolos relaciona-se com a fixação da distância a ser percorrida, no caso 3200 m, com o tempo gasto para a realização da tarefa registrado em segundos e por levarem em consideração, para o cálculo do VO2max, o fator idade e o peso corporal. Para isso utiliza-se a fórmula:

O teste da Capacidade Aeróbica:
segundo Cureton (1995),seria VO2 máx (Consumo máximo de oxigênio), Corrida/Caminhada de 1 milha (1.600m), proposto por Cureton (1995). Este teste é recomendado para crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 17 anos.

O objetivo do teste é correr ou caminhar 1 milha (1.600m), no menor tempo possível. Ao final do teste registra-se: Tempo (para percorrer 1.600m) em minutos, idade (anos completos), sexo = 0 (feminino) e 1 (masculino) e IMC. Para cálculo do consumo máximo de oxigênio utiliza-se a equação abaixo:

Uma Trena ou pedômetro para a metragem dos 1600 m, um cronômetro para a marcação dos tempos, pista de atletismo, ginásio ou local físico adaptado (quadra externa da escola).

1) Demarcar com exatidão os 1600 m, para isso o professor pode utilizar uma trena de longa metragem ou um pedômetro.

2) Dependendo de o número de alunos da turma, o professor pode dividir a turma em dois ou mais grupos. Outra possibilidade em relação a uma turma muito imatura é dividir em dois grupos, feminino e masculino, evitando distrações ou outros problemas na execução do teste em pontos não visíveis da pista em relação ao professor.

3) Posicionar-se no ponto final do teste dos 1600 metros. Para facilitar sua marcação referente aos concluintes e seus respectivos tempos.

4) Distribuir senhas ou realizar a coleta dos tempos do teste em relação ao número da chamada, para facilitar a anotação e eventuais confusões quando alguns alunos concluem o teste em mesmo tempo ou em tempos próximos.

5) Material para anotações bem organizado com nome e tempo correto.

Interessante observar a distância, pois é relativamente longa para algumas escolas, desprovidas de pistas de atletismo ou ginásio, o professor pode, tomando as devidas precauções quanto à segurança dos alunos, realizar o teste na quadra externa da escola (utilizando a calçada da escola como pista de atletismo). Contudo, é importante que o professor se certifique em relação à distância do espaço (pista ou calçada) que será utilizado para o teste.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93