Tipos de Testes Físicos

Teste de Resistência Geral
Teste de Resistência Geral

Educação Física e Esporte

15/01/2013

Os testes lineares se caracterizam por expressar os resultados em uma escala de distância, tipicamente em centímetros ou polegadas. Eles se utilizam primariamente de fitas métricas, réguas ou trenas para a mensuração dos resultados. Um importante teste linear é o sentar e alcançar descrito originalmente por Wells e Dillon, avaliando o componente ativo da flexibilidade. Neste teste mede-se a distância entre a ponta dos maiores dedos e o apoio utilizado para apoiar os pés na posição sentada com as pernas estendidas, sendo a extensibilidade das musculaturas posteriores da coxa e das pernas o principal fator limitante. Os testes lineares apresentam como pontos fracos a incapacidade de dar uma visão global da flexibilidade do indivíduo e a provável interferência das dimensões antropométricas sobre os resultados dos testes.

Podemos definir um teste de flexibilidade como adimensional quando não existe uma unidade convencional, tal como ângulo ou centímetros, para expressar o resultado obtido. Como regra eles não dependem de equipamentos, utilizando-se unicamente de critérios ou mapas de análise preestabelecidos.

O Flexiteste foi obtido através de um estudo realizado com mais de dois mil indivíduos com idades variando entre 5 e 80 anos, de ambos os sexos, sem distinção de morfologia corporal, entre atletas e sedentários.

O método consiste na medida e avaliação da mobilidade passiva de 20 movimentos articulares corporais (36 se considerarmos bilateralmente). Cada um dos movimentos é medido em uma escala crescente e descontínua de números inteiros de 0 a 4, perfazendo um total de cinco valores possíveis. A medida é feita através da realização lenta do movimento até a obtenção do ponto máximo da amplitude articular. Habitualmente, o ponto máximo da amplitude de movimento é detectado com facilidade pela grande resistência mecânica à continuação do movimento e/ou pelo surgimento de desconforto local no avaliado. A atribuição dos valores se dá de acordo com a comparação com os mapas de análise. Não existem valores fracionários ou intermediários, ficando o valor determinado de acordo com o ângulo articular já alcançado.

As medidas são avaliadas de acordo com a seguinte escala: 0-muito pequena, 1-pequena, 2-média, 3-grande, 4-muito grande. Dessa forma, muito embora a análise do flexiteste possa ser realizada para cada um dos movimentos, é válido somar os resultados obtidos nos 20 movimentos isolados e obter um índice global de flexibilidade denominado FLEXÍNDICE.

De acordo com os dados obtidos na pesquisa podemos concluir que:
a)
A flexibilidade é bastante semelhante entre meninos e meninas até os seis ou sete anos de idade, daí por diante, os indivíduos do sexo masculino tendem a ser mais flexíveis do que os do sexo masculino;

b) A flexibilidade é rapidamente reduzida na puberdade em ambos os sexos.

c) O ritmo de redução na flexibilidade global é significativamente reduzido dos 16 aos 40 anos em ambos os sexos;

d) Após os 40 anos de idade, há novamente uma aceleração na perda da flexibilidade, que é bastante influenciada por outros fatores, tais como padrão de atividade física e nível de saúde;

e) A hipermobilidade (mais de 70 pontos no flexíndice) é mais freqüente em mulheres do que em homens e muito mais comum na infância;

f) O treinamento físico específico de flexibilidade provoca melhora na mobilidade específica e global em qualquer faixa etária;

g) Um alto grau de mobilidade em determinados movimentos articulares favorece o aprendizado ou aperfeiçoamento de alguns atos motores desportivos;

h) Existe uma maior variabilidade na flexibilidade global de indivíduos adultos do que em crianças;

i) O aquecimento físico melhora a amplitude máxima passiva fisiológica de alguns movimentos, especialmente aqueles em que há uma restrição primariamente muscular.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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