Conforme já explicado em outras publicações, a periodização é uma forma sistemática de organizar a temporada de treinamento de um indivíduo.
No entanto, academias e profissionais passaram a aderir a esse termo um tanto que técnico pra aumentar os brilhos nos olhos dos clientes, fazendo-o parecer um culto sobre o assunto.
Mas, ao analisar o que esses pseudo-conhecedores do assunto fazendo de fato é trocar a cada 2 ou 3 meses um treino de hipertrofia (pirâmide) por outro de hipertrofia (drop-set), dando a falsa impressão de ter trocado o estímulo de forma espetacular.
Mas o que de fato é a periodização?
Periodização é oferecer dentro de um sistema de organização, estímulos diferentes em microciclos e mesociclos. Mas, quando digo estímulos diferentes é variar a carga de trabalho, ou seja, alterar intensidade e volume dos treinos bem como nas vias metabólicas de casa sessão, portanto caracterizando as sessões como de força máxima, hipertrofia, RML e/ou aeróbio.
Segue link de um estudo feito, comparando um grupo com um mês de treinamento sem variar cargas com outro grupo com um mês de treinamento variando cargas.
Notem que apesar do tempo curto de estudo demonstrar alguns itens sem alterações significativas, o aumento de peso corporal e redução de % de gordura foram significativas, mostrando que o indivíduo aumentou sua massa magra.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Henrique Stelzer Nogueira
Professor de Pós-Graduação (FMU, Estácio de Sá, UNIFAE e USCS);
Pesquisador;
Personal Trainer.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93