Educação Física componente curricular

Formação de cidadãos sadios
Formação de cidadãos sadios

Educação Física e Esporte

07/02/2013

Desvincular a ideia de que Educação Física educa o físico, de que as "atividades práticas pedagógicas" se resumem ao "baba" e que as aulas "teóricas" são trabalhos de pesquisa sobre osteoporose, diabetes e anabolizantes, onde tais temas não são contextualizados em coletivo é o primeiro passo para a crise da disciplina na escola.

Surgem as dúvidas, as dificuldades em fundamentar teoricamente e assim destrinchar os assuntos a serem tratados em sala e as atividades práticas pedagógicas, tentando sempre manter a ligação entre essas duas partes inseparáveis da Educação Física na escola e sem perder a linha do grande objetivo da educação que é formar cidadãos justos e sadios.

Organizar pedagogicamente o desenvolvimento da Educação Física Escolar, levando contribuir para a formação de cidadãos justos e saudáveis no que se refere ao físico, e aos valores morais é mais uma meta a ser alcançada para a valorização da disciplina no âmbito escolar. Por Cássia Andrade¹ A Educação Física dentro da escola - fazendo parte da formação do aluno.

Organizar pedagogicamente o desenvolvimento da Educação Física Escolar, levando a contribuir para a formação de cidadãos justos e saudáveis no que se refere ao físico, e aos valores morais é mais uma meta a ser alcançada para a valorização da disciplina no âmbito escolar. A fundamentação teórica de conteúdos "escolhidos" para compor as unidades escolares é de intensa relevância para que a formação do individuo possa ser alcançada.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental II evidencia a importância da Educação Física na escola, quando inicia afirmando que o conhecimento do corpo e de seus limites ajuda na formação do aluno. E que hoje a educação física é mais do que moldar a estrutura física do aluno, e ainda que ela deva contribuir para a atividade intelectual e para a formação do cidadão. Três eixos temáticos são as orientações dos PCN´S para ser desenvolvidos ao longo do ensino fundamental. - Conhecimento sobre o corpo; - Esportes, jogos, lutas e ginástica; - Atividades rítmicas e expressivas.

A exploração de temas transversais deve ser estimulada para a construção de uma visão critica em relação à prática e aos valores inseridos na disciplina e no meio social. Esses temas estão bem presentes nas aulas de educação física. Educação física é muito mais que corridas e abdominais. É muito além de futebol e ultrapassa as quadras poliesportivas.

As atividades práticas das aulas de educação física precisam ser contextualizadas e precisam andar junto com as aulas teóricas da disciplina, fazendo-se sempre um link entre as partes. Medina (2005) alerta em seu livro: A educação física cuida do corpo... e mente" que "a educação física precisa ser entendida como disciplina que se utiliza do corpo através de seus movimentos, para desenvolver um processo educativo que contribua para o crescimento de todas as dimensões humanas".

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Cassia Andrade Sousa

por Cassia Andrade Sousa

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