Fatores que influenciam a densidade óssea

A raça também constitui um fator de tendência para a densidade óssea
A raça também constitui um fator de tendência para a densidade óssea

Educação Física e Esporte

20/02/2013

Fatores como atividade física, dieta, estilo de vida e genética também podem influenciar a densidade óssea. A raça também constitui um fator de tendência para a densidade óssea, estando os negros beneficiados presumidamente pela maior massa muscular do que quando comparados aos brancos. A lei de Wolff se exterioriza pelas ações dos osteoblastos e osteoclastos que atuam continuamente de forma a aumentar, diminuir e modificar o formato dos ossos.

Uma predominância da atividade osteoblástica produz modelagem óssea com aumento efetivo na massa óssea. A remodelagem dos ossos envolve um equilíbrio das ações osteoblásticas e osteoclásticas ou um predomínio da atividade osteoclástica com a manutenção associada à perda de massa óssea (HALL, 2000).

Além disso, o tecido ósseo é um material viscoelástico cujas propriedades mecânicas são afetadas por seu grau de deformação que é não mais que 3% (HAMILL e KNUTZEN, 1999). Funcionalmente, as propriedades mecânicas mais importantes do osso são sua resistência e sua rigidez (NORDIN e FRANKEL, 2003).

Segundo Hamill e Knutzen (1999), o comportamento de qualquer material sob diferentes condições de carga é determinado por sua força e dureza. Quando uma força externa é aplicada em um osso ou em qualquer outro material ocorre uma reação interna. A força pode ser avaliada examinando a relação entre a carga imposta (força externa) e a quantidade de deformação (reação interna) que ocorre conhecida como curva carga-deformação.

Segundo Nordin e Frankel (2003), três parâmetros para determinar a resistência da estrutura são refletidos na curva carga-deformação:

1) A carga que a estrutura pode suportar antes de falhar;

2) A deformação que a estrutura pode sustentar antes de falhar;

3) A energia que a estrutura pode acumular antes de falhar. 

De forma geral, quanto mais larga é a área, maior é a energia que a estrutura absorve à medida que a carga é aplicada. A inflexibilidade da estrutura é indicada pela inclinação da curva na região elástica. Quanto mais íngreme é a inclinação, mais rígido é o material.

Pelo fato do osso ter características anisotrópicas, não sendo a estrutura similar nas direções transversais e longitudinais, há um comportamento diferenciado em resposta à direção das cargas. Em geral, o tecido ósseo pode lidar com cargas maiores no sentido longitudinal e uma quantidade menor de carga quando aplicada ao longo da superfície do osso (HAMILL e KNUTZEN, 1999).

Norkin e Frankel (2003) relacionam que a resistência e a rigidez dos ossos são maiores na direção na qual as cargas diárias são mais comumente impostas. Hamill e Knutzen (1999) relacionam as cargas no sentido longitudinal pelo fato de os indivíduos estarem habituados a receber cargas nesta direção.

Além disso, o osso é considerado viscoelástico uma vez que ele responde de forma diferente dependendo da velocidade com que a carga é aplicada e da direção da carga. Em velocidades mais rápidas de colocação de carga, o osso pode lidar com cargas maiores antes que ele falhe ou frature, e por sua vez, o osso que recebe lentamente a carga fratura-se com uma carga que é aproximadamente a metade daquela que ele poderia suportar se a carga fosse aplicada mais rapidamente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93