Introdução à biomecânica

O corpo humano é um dos principais objetos de estudo do homem

20/02/2013

O corpo humano é um dos principais objetos de estudo do homem. Dentro das áreas das Ciências da Saúde ou áreas que tratam do estudo e relações do homem, as investigações se voltam para análise do movimento humano, no esporte, no cotidiano e no trabalho.

Segundo Hamill e Knutzen (1999), o movimento pode ser analisado avaliando as contribuições anatômicas para o movimento (anatomia funcional com utilização da cinesiologia), descrevendo as características do movimento (cinemática) ou determinando as causas do movimento (cinética).

Neste sentido, duas grandes áreas se relacionam a fim de explicar o movimento a ser investigado – a biomecânica e a cinesiologia.

A Biomecânica é uma disciplina derivada das ciências naturais que se preocupa com a análise física dos sistemas biológicos, descrevendo, analisando e modelando-os (AMADIO e DUARTE, 1996). Além disso, segundo Teixeira e Mota (2007), a Biomecânica busca por compreender o seu funcionamento, contrapõe-se sua complexidade, levando cientistas e estudiosos a aprofundar cada vez mais os seus estudos.

Pode-se dizer que foi no século XX que ocorreram grandes avanços tecnológicos que se refletiram nos métodos experimentais usados em praticamente todas as áreas de atuação científica, incluindo a Biomecânica, ocasionando um grande avanço nas técnicas de medição, armazenamento e processamento de dados, fatos estes que contribuíram para o estudo e melhor compreensão do movimento humano (TEIXEIRA e MOTA, 2007).

Porém, para a compreensão da complexidade do movimento humano são importantes os conhecimentos da área de cinesiologia. A cinesiologia, por sua vez, tem como ramificações campos como a anatomia, fisiologia, mecânica, física, matemática ortopedia, neurologia, patologia e psicologia (SMITH, WEISS e LEHMKUHL, 1997).

Mas quais os reais limites entre as áreas de biomecânica e cinesiologia? Na realidade, assim como indicam Amadio e Duarte (1996), essas disciplinas científicas apresentam domínios de sobreposição, sendo este dilema típico de todas as ciências, e ainda pertencem à estrutura dinâmica de progresso no conhecimento científico onde sempre se busca um novo aspecto e/ou explicações de fenômenos a partir de problemas interdisciplinares.