O corpo humano é um dos principais objetos de estudo do homem
Educação Física e Esporte
20/02/2013
O corpo humano é um dos principais objetos de estudo do homem. Dentro das áreas das Ciências da Saúde ou áreas que tratam do estudo e relações do homem, as investigações se voltam para análise do movimento humano, no esporte, no cotidiano e no trabalho.
Segundo Hamill e Knutzen (1999), o movimento pode ser analisado avaliando as contribuições anatômicas para o movimento (anatomia funcional com utilização da cinesiologia), descrevendo as características do movimento (cinemática) ou determinando as causas do movimento (cinética).
Neste sentido, duas grandes áreas se relacionam a fim de explicar o movimento a ser investigado – a biomecânica e a cinesiologia.
A Biomecânica é uma disciplina derivada das ciências naturais que se preocupa com a análise física dos sistemas biológicos, descrevendo, analisando e modelando-os (AMADIO e DUARTE, 1996). Além disso, segundo Teixeira e Mota (2007), a Biomecânica busca por compreender o seu funcionamento, contrapõe-se sua complexidade, levando cientistas e estudiosos a aprofundar cada vez mais os seus estudos.
Pode-se dizer que foi no século XX que ocorreram grandes avanços tecnológicos que se refletiram nos métodos experimentais usados em praticamente todas as áreas de atuação científica, incluindo a Biomecânica, ocasionando um grande avanço nas técnicas de medição, armazenamento e processamento de dados, fatos estes que contribuíram para o estudo e melhor compreensão do movimento humano (TEIXEIRA e MOTA, 2007).
Porém, para a compreensão da complexidade do movimento humano são importantes os conhecimentos da área de cinesiologia. A cinesiologia, por sua vez, tem como ramificações campos como a anatomia, fisiologia, mecânica, física, matemática ortopedia, neurologia, patologia e psicologia (SMITH, WEISS e LEHMKUHL, 1997).
Mas quais os reais limites entre as áreas de biomecânica e cinesiologia? Na realidade, assim como indicam Amadio e Duarte (1996), essas disciplinas científicas apresentam domínios de sobreposição, sendo este dilema típico de todas as ciências, e ainda pertencem à estrutura dinâmica de progresso no conhecimento científico onde sempre se busca um novo aspecto e/ou explicações de fenômenos a partir de problemas interdisciplinares.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93