A prática de exercícios físicos: Densidade mineral óssea
Execícios mantêm a saúde das articulações
Educação Física e Esporte
20/02/2013
Com relação à prática de exercício físico, o estudo de Cadore, Brentano e Kruel (2005) relaciona os efeitos da atividade física na densidade mineral óssea e na remodelação do tecido ósseo.
Os autores concluem que os indivíduos praticantes de modalidades esportivas com maior sobrecarga ocasionada pelo peso corporal, ou com maior utilização da força muscular, possuem uma densidade mineral óssea maior quando comparados a pessoas sem o mesmo nível de atividade física.
O grau de adaptação óssea alcançado via exercício parece ser dependente da sobrecarga e aparenta ser específico dos locais submetidos ao maior estresse.
Hall (2000) apresenta um exemplo interessante na prática dos educadores físicos. Este exemplo associa-se a jogadores profissionais de tênis que apresentam não apenas hipertrofia muscular na região do antebraço utilizado para jogar, como também maior hipertrofia óssea. Estes achados também são comumente observados em jogadores de paddle e em rebatedores de beisebol.
Exercícios realizados sem sustentação de peso, como a natação, também podem contribuir para a densidade dos minerais ósseos. No entanto, parece que nadadores que passam muito tempo dentro da água, onde a força de flutuação neutraliza a gravidade, podem apresentar uma densidade mineral óssea menor do que quando comparados a indivíduos sedentários.
Estas considerações podem ser problemáticas principalmente para aqueles indivíduos com peso corporal mais baixo ou abaixo da média, uma vez que, o peso corporal estimula a produção óssea (HALL, 2000).
Da mesma forma que há possibilidade de hipertrofia óssea, há atrofia do sistema e esta se relaciona à redução na massa óssea que resulta de um predomínio de atividade osteoclástica que é observada em indivíduos acamados, imobilizados ou ainda naqueles que necessitam ficar sem ação da gravidade como em viagens espaciais (HALL, 2000).
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93