Atletismo no Currículo Escolar

Educação Física Escolar será o que se fizer dela
Educação Física Escolar será o que se fizer dela

Educação Física e Esporte

18/03/2013

O atletismo nas escolas há muito tempo vem sendo colocado em segundo plano, dando espaço aos jogos coletivos que grandiosamente vem sendo difundido entre os profissionais da área. Esse esporte como qualquer outro deve ser visto no espaço escolar como movimentos naturais que o ser humano executa, independentemente de técnicas e treinamentos, porém é possível pensar na adaptação e interpretação recreativa, mesmo não negando a tendência ao rendimento e competição que o atletismo provoca na sua essência.

É possível sairmos da rotina da Educação Física que hoje toma conta das unidades escolares, que transformou muitos profissionais de Educação Física em professores conformados com o sistema. Betti (1991) cita uma expressão interessante quanto ao esporte: “O esporte é aquilo que se fizer dele”, assim vejo que a “Educação Física Escolar será o que se fizer dela”, os profissionais da área são responsáveis pelo sucesso e insucesso das aulas e da aquisição do conhecimento dos alunos.

O atletismo pode ser oportunizado através de jogos e brincadeiras adaptados à suas faixas etárias, que leve a uma compreensão dos movimentos realizados nas diferentes modalidades. Podemos experimentá-lo através de pequenos jogos, ou seja, Brincar de Atletismo dentro das aulas de Educação Física, onde o aluno possa usar essa aprendizagem nos demais segmentos do seu desenvolvimento, que faça parte da sua cultura corporal e que consiga perceber a relação dos movimentos do atletismo em outras modalidades.

Chamo a atenção para o esporte educativo, aquele que leva o aluno à aprendizagem e aquisição de novos conhecimentos, através de trocas de experiências coletivas e individuais e respeito à cultura que o aluno trás consigo. Um esporte que solicite a presença do aluno no seu todo, no cognitivo, do físico, do social, do simbólico, do motor, de ações, de entendimento e que permita resoluções de problemas.

A exclusão de alunos aparentemente não habilidosos ou que não correspondem às expectativas dos professores, que direcionam suas aulas para o esporte de competição, são fatos que empobrecem o currículo escolar que há muito tempo vem defasado em relação a metodologias de ensino, permanecendo na mesmice do cotidiano, onde em busca de resultados, massageia apenas o ego de alguns pais e das entidades envolvidas neste processo. Com isso deixam um rastro de adolescentes frustrados e desacreditados, como se fossem produtos que não passaram pelo controle de qualidade, levando-os ao abandono precoce dos esportes e consequentemente ao abano da atividade física.

Os professores precisam atualizar-se constantemente para que suas aulas atendam as verdadeiras necessidades dos alunos e não promova a evasão nas aulas, aumentando assim a capacidade cognitiva e motivacional dos alunos, buscando novas metodologias para valorizar a disciplina na sociedade e dentro do contexto escolar.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Maria Cecília Mariano de Oliveira

por Maria Cecília Mariano de Oliveira

Cecília Mariano, Licenciada em Educação Física, pós-graduada em Psicopedagogia; Gestão, Orientação, Supervisão Escolar; Psicomotricidade; Atendimento Educacional Especializado; Educação Especial: tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis. Especialista em Educação Infantil, trabalhando na docência desde 1983 na Prefeitura de São Sebastião/SP, tendo como experiência a Coordenação Pedagógica, Direção de Escola e Supervisão Escolar. Autora dos livros: "Atletismo Escolar" e "Educação Física: O atletismo no currículo escolar"

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