A importância da Avaliação Psicomotora na aquisição da Leitura e Escrita

O corpo é o ponto de partida para o conhecimento
O corpo é o ponto de partida para o conhecimento

Educação Física e Esporte

13/05/2013

Esta reflexão se deve a observação de algumas dificuldades de aprendizagem que muitas vezes estão associadas a elementos da motricidade humana. Dificuldades em relação ao equilíbrio, esquema corporal, a lateralidade, a aspectos perceptivos, entre outros, por vezes relacionados a aspectos como inversão ou troca de letras, textos mal escritos ou sem linha de raciocínio, dificuldade em relação à escrita e leitura, a fala, solução e resolução de problemas.

Quero focar a importância da avaliação motora como base para as aprendizagens escolares, no sentido de reforçar o caráter preventivo e a importância de sua existência nas instituições escolares visando o desenvolvimento integral dos alunos. Ressalto a importância de um trabalho integrado entre professores, orientadores, coordenadores e o profissional de Educação Física, para uma avaliação global do aluno, e contribuição na superação das dificuldades apresentadas, pois muitas vezes o professor de educação física fica à margem de decisões e avaliações importantes no âmbito escolar.

Quando avaliamos o desenvolvimento da motricidade, obtemos informações e subsídios importantes, capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e ampliação de seus conhecimentos em diferentes áreas do conhecimento. Esta reflexão aponta alguns distúrbios da motricidade que influenciam no processo de alfabetização e outras áreas do conhecimento, levando muitas vezes a um déficit de aprendizagem.

Com os estudos da linguística, sabe-se que a criança pode apresentar dificuldades na aquisição dos conhecimentos da leitura e da escrita por várias causas, tanto de ordem emocional quanto estrutural. Existem alguns pré-requisitos, do ponto de vista psicomotor para que uma criança aprenda a ler e escrever. É necessário que as crianças possuam maturidade suficiente para ser submetida ao processo de alfabetização. Elas devem demonstrar um conjunto de condições, capacidades e habilidades de modo a se tornar capaz de executar determinadas atividades e para isso a avaliação diagnóstica deve acontecer.

PRÉ-REQUISITOS DO PONTO DE VISTA PSICOMOTOR PARA QUE A CRIANÇA APRENDA A LER E ESCREVER


• Equilíbrio: reúne um conjunto de aptidões estáticas (sem movimento) e dinâmicas (com movimento), abrangendo o controle postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção.

• Lateralidade: traduz-se pelo estabelecimento da dominância lateral da mão, olho e pé, do mesmo lado do corpo. Não devemos confundir lateralidade (domínio de um lado em relação ao outro, em nível de força e da precisão) e o conceito esquerda-direita (domínio dos termos esquerda-direita). Possíveis dificuldades: é comum ocorrerem problemas na orientação espacial, dificuldade na discriminação e na diferenciação entre os lados do corpo e incapacidade de seguir a direção gráfica, como escrever da esquerda para direita e de cima para baixo.

• Esquema corporal: através do qual a criança toma consciência de seu corpo e das possibilidades de expressar-se por seu intermédio. Possíveis dificuldades: A criança que tenha esquema corporal mal trabalhado, não coordena bem seus movimentos e pode ter dificuldades na caligrafia e sentir fortes dores nos braços quando escreve.

• Estruturação Espacial: é capacidade que o indivíduo tem de perceber a posição de objetos no espaço em relação existentes entre eles ou em relação ao seu corpo. Possíveis dificuldades: Perceber as posições das letras, podendo, por exemplo, confundir b com d, p com q; Inverter as sílabas, palavras e números; Escrever em espelho; Dificuldade nas cópias. Em matemática: Noção de fileiras, colunas, agrupamentos, formas, ordem, dezena e unidades. Cometer erros de cálculos escritos, não percebendo a ordem das palavras; Não dispor os números em fileiras retas e os misturando-os. Noções que as crianças têm de direita, esquerda, frente, atrás, alto e baixo (espaço); (progressão/grandeza; classificação/seriação; orientação/cálculos).

• Estruturação temporal: Noções de tempo, duração, sucessão, periodicidade. Também conhecido como distúrbio do ritmo. A linguagem é inseparável do ritmo, as palavras constituem uma sequência sonora têmporo-espacial; as frases são uma sucessão de palavras obedecendo a uma ordem temporal. Possíveis dificuldades: Dificuldade na leitura e escrita não conseguindo discriminar sons semelhantes das letras; Não tendo ritmo na leitura nem entonação de voz correta na pontuação; Noções de tempo: antes, depois, ontem, hoje e amanhã.

• Praxia Global tem por definição a capacidade de realizar a movimentação voluntária pré-estabelecida com forma de alcança um objetivo. Possíveis dificuldades: Dificuldade em movimentar-se; Dificuldade no desenvolvimento da coordenação viso motora; Movimentos esteticamente “feios”; Movimentos bruscos; Dificuldade de relacionamento.

• Praxia Fina: compreende todas as tarefas motoras finas, onde associa a função de coordenação dos movimentos dos olhos durante a fixação da atenção e manipulação de objetos, além de abranger as funções das atividades preensivas e manipulativas mais finas e complexas. Possíveis dificuldades: Crianças que têm transtornos na coordenação dinâmica manual geralmente têm problemas visomotores, apresentando inúmeras dificuldades de desenhar, recortar, escrever, ou seja, em todos os movimentos que exijam precisão na coordenação olho/mão.

• Percepção Visual: Um aparelho visual e auditivo íntegro é um pré-requisito muito importante para a aprendizagem da leitura e da escrita. Possíveis dificuldades: Trocar letras que diferem em pequenos detalhes: o e e, f e t, c e e, h e b, a e o. Algumas palavras podem ser sujeitas a confusões, por exemplo, preto em vez de prato. Essa confusão se dá porque a criança não percebe os detalhes internos das palavras.

• Percepção Tátil: É a capacidade de perceber a sensação através da pele. Possíveis dificuldades: Movimentos com pouca precisão; Má caligrafia; Dificuldades para desenhos gráficos; Caderno desorganizado; Demonstra má vontade em realizar atividades; Medo de errar.

• Percepção Auditiva: É de fundamental importância para a leitura e a escrita: quando falamos, emitimos sequências de sons que serão repetidos quando escritas. Possíveis dificuldades: Muitas crianças têm dificuldades de discriminação porque se esquecem do som que as letras representam: F por V; B ou J (foi por voi, ou joi); P por B (ponte por bonte); CH por J, ou V (chapa por japa); D por B, ou T (dado por bado ou tado); T por D (tatu por dadu); S por Z (sonho por zonho); C por G (cartaz por gartaz).

Algumas crianças apresentam dificuldades de aprendizagem por não realizarem movimentos adequados, não significando que a educação psicomotora deva se preocupar somente com os movimentos corretos de execução, em gestos automatizados. O interesse maior encontra-se no pensamento que está por trás destas ações. O corpo é o ponto de referência que o ser humano possui para conhecer e interagir com o mundo, servindo de base para o desenvolvimento cognitivo e para a aprendizagem de conceitos tão importantes para a alfabetização (PIAGET, 1968, citado por OLIVEIRA, 1996, p. 178). A criança precisa ter um corpo organizado. Esta organização é ponto de partida para que ela descubra suas diversas possibilidades de ação diante de novas situações e de situações problemas.

A avaliação diagnóstica e contínua do ensino e aprendizagem deve ser mais do que aplicar testes, levantar medidas, selecionar e classificar alunos. Primeiramente deve estar relacionado ao projeto pedagógico da escola em que está inserido, num processo inter-relacionado com as demais disciplinas (FREIRE, 1997, p. 104). O papel do professor é o de fazer com que ela sirva de apoio e análise em possíveis déficits de aprendizagem que as crianças possam apresentar. A avaliação não deve neutralizar mais sim possibilitar uma leitura crítica e a partir daí, ampliar e aprofundar a compreensão das condutas e posturas a serem empregadas.

Finalizo nossa reflexão com FREIRE, 1997, p.13 “o corpo parece ser um intruso que atrapalha a mente com seu movimento e barulho durante o processo de aquisição de conhecimento”, principalmente nos anos iniciais, onde a alfabetização acontece. As crianças se movimentam constantemente em busca de desafios e descobertas, assim sem o movimento a aprendizagem não acontece e sem o movimento nas avaliações o diagnóstico não se completa.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Maria Cecília Mariano de Oliveira

por Maria Cecília Mariano de Oliveira

Cecília Mariano, Licenciada em Educação Física, pós-graduada em Psicopedagogia; Gestão, Orientação, Supervisão Escolar; Psicomotricidade; Atendimento Educacional Especializado; Educação Especial: tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis. Especialista em Educação Infantil, trabalhando na docência desde 1983 na Prefeitura de São Sebastião/SP, tendo como experiência a Coordenação Pedagógica, Direção de Escola e Supervisão Escolar. Autora dos livros: "Atletismo Escolar" e "Educação Física: O atletismo no currículo escolar"

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93