A importância da recreação e Educação Física nas escolas

Com o esporte, a criança adquire aprendizados de forma natural
Com o esporte, a criança adquire aprendizados de forma natural

Educação Física e Esporte

17/09/2013

A educação física e a recreação são duas atividades importantíssimas no desenvolvimento de uma criança em fase escolar. Mas infelizmente algumas escolas retiram essas atividades da grade escolar por pensarem que são ensinamentos dispensáveis.

Ao brincar na educação física e na recreação, a criança adquire aprendizados de forma natural, gradativa e muito prazerosa, desenvolvendo habilidades como integração com o grupo, locomoção, raciocínio, espírito esportivo, resistência física e psicológica, criação de estratégias, motivação, criatividade, comunicação, espírito de liderança, noções de tempo e espaço, compreensão dos limites dos outros, interpretação de situações, curiosidade, motricidade, coragem, desinibição, convivência, saber perder, respeito ao próximo, aceitação de limites e o reconhecimento de que eles são necessários, saber esperar, autonomia, atenção, cooperação. Tudo isso reconhecendo erros e a aprendendo a corrigi-los em competições sadias.

Aplicar essas atividades do ensino infantil até o ensino médio é uma obrigação da instituição garantida pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, no artigo 7º, que enfatiza o direito ao brincar: “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantir a ela o exercício pleno desse direito”.

Existe uma variedade enorme de jogos brincadeiras e atividades que abrangem o universo infantil que podem ser usadas nas escolas. Veja agora, cinco brincadeiras e jogos que desenvolvem a motricidade e outras habilidades nas crianças, lembrando que antes de qualquer exercício físico é extremamente importante fazer o alongamento.

CAIXINHA DE SURPRESAS
1 – Prepare-se uma caixinha com tarefas engraçadas, fechando-a bem.
2 – Colocam-se os participantes do grupo sentados em círculo.
3 – A caixinha deverá circular de mão em mão até um sinal dado, ou ao som de uma música, que para subitamente.
4 - Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, ou em que a música para, deverá tirar da caixinha uma papeleta e executar a tarefa prescrita.
5 – A brincadeira continua enquanto houver papeletas na caixinha.

CRUZADO OU DESCRUZADO
1 – O grupo todo, disposto em forma circular, participa.
2 – O animador apresenta dois objetos que se possam cruzar, dois lápis, por exemplo.
3 – Os dois lápis serão passados ao primeiro vizinho.
4 – A pessoa que passa o lápis deverá declarar "cruzado" ou então "descruzado" momento em que o animador julgará e dirá "certo" ou "errado".
5 – O truque está em que, enquanto em quem passa os lápis diz cruzado ou descruzado referindo-se aos lápis, o animador diz certo ou errado referindo-se à perna de quem passa, perna cruzada ou descruzada.
6 – O brinquedo prossegue até todos descobrirem o truque.
7 – Quem descobrir não divulgará sua descoberta, mas fará coro ao animador no julgamento "certo ou errado".

FUI À FEIRA
1 – O grupo deve ser reunido em circulo
2 – O animador começa: "Fui à feira e comprei bananas"
3 – O seguinte participante deverá repetir a frase e acrescentar mais um produto, exemplo: “Fui à feira e comprei bananas e laranjas.”
3 – Quem se distrair ou quebrar a sequência, sai da brincadeira.

O MELHOR OBSERVADOR
1 – Escolhe-se um indivíduo ou divide-se o grupo para adivinhar qual a modificação havida no outro, devendo por tanto se ausentar do local enquanto a modificação é feita.
2 – Há um período de observação antes da saída durante a qual haverá a modificação e na volta um minuto para descobrir a modificação pelo menos em duas chances.
3 – A modificação pode ser na posição dos indivíduos, nas vestes, nos sapatos, na fisionomia, em objetos, etc.

PROCURA DA PALAVRA
1 – O animador pensa uma palavra, escreve no quadro-negro as letras desta palavra desordenadamente.
2 – Quem por primeiro descobrir a palavra será vencedor da brincadeira.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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