Musculação e massa muscular

A sobrecarga tensional no músculo
A sobrecarga tensional no músculo

Educação Física e Esporte

24/10/2013

O corpo das mulheres é diferente do corpo dos homens e seus objetivos ao colocarem o pé dentro da academia também são muito diferentes. A relação entre a musculação e a massa muscular muitas vezes é mal interpretada, principalmente pelas mulheres que falam que não vão à academia para não ficarem musculosas, praticar musculação não te deixará musculosa.

As respostas aos exercícios físicos são muito diferentes para homens e mulheres, principalmente pelas diferenças hormonais. A testosterona, hormônio masculino, permite uma formação muscular mais acentuada. Já o estrógeno, hormônio feminino, permite o corpo uma formação mais arredondada devido à camada de gordura.

O conceito de beleza foi alterado e por isso cada vez mais as academias estão cheias de mulheres buscando uma definição muscular. E a maioria dessas mulheres não busca o crescimento de músculos, buscam somente acabar com a flacidez. O treinamento resistido talvez seja a melhor opção para atingir essa finalidade.

Além do fim da flacidez, a musculação pode trazer diversos benefícios, como: Melhoria da autoconfiança, melhor postura, prevenção de dores na coluna, melhor proteção das articulações, melhor disposições para as atividades diárias, prevenção de doenças e etc. O esforço para se ganhar massa muscular muda a sua rotina de vida, alimentação, descanso, exercícios, suplementação e etc. Não se preocupe malhar não te deixará bombada e sim, mais bonita e saudável.

Como funciona o crescimento da massa muscular

Para acontecer o crescimento muscular deve haver uma sobrecarga tensional no músculo, fazendo com que ele se contraia contra a resistência (peso), alterando sua permeabilidade. Assim, íons e cálcio entram na fibra muscular. A maior concentração de cálcio destrói as miofibrilas e ativa as proteases miofibrilares, que são os filamentos proteicos que compõem a maior parte do músculo. Durante o descanso, as miofibrilas são reconstruídas por síntese proteica em uma proporção maior do que as destruídas, ocorrendo o ganho de massa muscular.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93