O setor esportivo é um setor econômico abrangente e aquecido
Educação Física e Esporte
11/11/2013
O setor esportivo possui uma grande importância no contexto atual, tanto no aspecto econômico, quanto no aspecto social, tributário, de geração de emprego e renda, cultural, entre outros. Dessa forma, o esporte é encarado no Brasil, e no mundo, como um forte elo entre os povos, as culturas e os setores econômicos como um todo.
Nos últimos anos, pode-se perceber um grande crescimento do setor, e da sua importância, causado principalmente pelos grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol, além dos eventos específicos de cada esporte, como os mundiais de voleibol, o Circuito Mundial de Tênis, a temporada de fórmula um, os campeonatos nacionais de futebol e os internacionais, como a Copa Libertadores da América, a Copa da UEFA, entre outros.
Além disso, os vultosos investimentos que são realizados nesses eventos, e nos clubes em si, além dos atletas que se destacam em seus esportes, têm contribuído para a disseminação do esporte como um forte agregador de recursos e como fonte de emprego e renda para milhares de pessoas, para a sobrevivência de clubes e entidades esportivas.
Como consequência, tem se expandido a rede de academias e clubes, que oferecem modalidades esportivas, além das lojas de produtos esportivos, das marcas, entre outros aspectos.
Assim sendo, o setor esportivo é um setor econômico abrangente e aquecido, que movimenta enormes fortunas financeiras ao redor do mundo e que ocupa lugar de destaque na economia dos países, pois o esporte é universal e é praticado em todos os cantos do mundo.
Dessa maneira, as empresas e pessoas que estão envolvidas com o esporte necessitam possuir a característica de um negócio rentável, mas que possui grandes riscos e que necessita ser gerido de forma correta para poder alcançar os objetivos desejados.
Além disso, o esporte atua como um beneficiador de outros segmentos, como os setores de turismo e de publicidade, além do ramo de equipamentos, roupas e alimentação, entre outros.
As fontes de receitas que as empresas do esporte possuem são as mais diversas possíveis, destacando-se a venda de ingressos para os eventos, além de patrocínios, direitos de transmissão de televisão, camarotes, além das vendas de camisas, equipamentos, ferramentas, entre outros.
O mercado é muito grande e está em crescimento e aquecimento. A mídia possui uma enorme influência nesse contexto e o marketing esportivo tem influenciado grandiosamente as vendas dos mais diversos produtos que estão ligados ao esporte, desde camisas de clubes, chuteiras, tacos, bolas, luvas, raquetes, capacetes, entre outros, até produtos pouco ligados à prática esportiva, mas que possuem algum tipo de apelo ao esporte, como os produtos da empresa Gillette, que tem usado grandes esportistas para as suas campanhas publicitárias, como Roger Federer, Tiger Woolds e Kaká.
Um cenário muito positivo tem sido construído para o setor esportivo, no Brasil e no mundo, principalmente pelos grandes eventos esportivos que irão acontecer no Brasil nos próximos anos. Além da Copa das Confederações, realizada em 2013, o país irá receber a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Esses grandes eventos irão movimentar verdadeiras fortunas e influenciarão todos os setores econômicos pela sua abrangência e impacto. Setores como construção civil, indústria de bens e de maquinário estão em pleno desenvolvimento para preparar a estrutura para os eventos, como as construções dos estádios de futebol que comportarão a Copa do Mundo.
Além disso, esses eventos trazem um grande despertar para prática esportiva, motivando as pessoas a aderirem a alguma prática desse tipo, o que colabora para o consumo de equipamentos, além de ingressos e a proliferação de eventos menores no país.
Dessa maneira, espera-se que até que aconteçam esses eventos, o mercado esteja sendo aquecido pela preparação, que proporciona um aumento em vendas de todos os produtos relacionados, além de movimentar os componentes do esporte, como academias, clubes, etc.
Até faculdades de Educação Física são impactadas por esse desenvolvimento, visto que há uma grande procura por profissionais especializados no esporte. Após 2016, com o término das Olimpíadas, pode-se esperar que o mercado continue aquecido, pois o impacto desses eventos no país irá persistir por algum tempo, fomentando as empresas que utilizam-se da venda de produtos relacionados aos esportes.
Por outro lado, após 2016, o mercado irá manter-se com muito boas perspectivas, visto que existem grandes eventos que acontecem todo ano, como o Campeonato Brasileiro de Futebol, a Liga Mundial de Vôlei, o Circuito de Tênis, entre outros, e que continuam aquecendo o mercado e provocando que grandes negócios aconteçam no setor.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93