Profissão e Status Social

Ter status social, é ser reconhecido de alguma forma pela sociedade
Ter status social, é ser reconhecido de alguma forma pela sociedade

Educação Física e Esporte

14/01/2014

Os Profissionais de Educação Física habitualmente reclamam da desvalorização de sua profissão, mas isso não é privilégio desta categoria, outras sofrem tanto quanto.


O fato é que para a sociedade, os cursos mais tradicionais, ainda são vistos com maior relevância, o que gera maior Status Social. Historicamente, os que tinham posses, terras, escravos/empregados, dinheiro, sempre fizeram parte da elite. E além desses, somente artistas ou outros letrados (que sabiam ler e escrever) tinham alguma ascendência social.


As profissões como direito, engenharia e medicina sempre estiveram diretamente ligadas ao desenvolvimento e transformação do mundo, afinal, saúde, leis e criações sempre foram os alicerces da sociedade. Assim, as famílias direcionavam seus filhos para estudarem os cursos tradicionais. À época todos eram “doutores”. Isso criou uma tradição.


Ora, se os poderosos obrigavam seus filhos a se formarem nesses cursos, esses, quando tivessem suas proles, replicariam o mesmo conselho, e assim por diante. Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra tradição significa: “Transmissão de doutrinas, de lendas, de costumes etc., durante longo espaço de tempo, especialmente pela palavra: a tradição é o laço do passado com o presente; Costume transmitido de geração a geração”.

Se você tem poder e ascendência social, pode muito bem direcionar discussões e introduzir opiniões, e fazer com que essas se disseminem, tomando o rumo de seus interesses. Por isso, essas profissões têm Status Social. Os que tomam as decisões sempre deram grande importância a elas, e trataram as outras como secundárias. O status é o espaço que o indivíduo preenche no universo social, do ponto de vista do juízo das pessoas que compõem o grupo. O status social não é definido apenas pelas normas legais, mas também pelos valores e pelas diretrizes que orientam uma determinada sociedade.


Em bom português, ter Status Social, é ser reconhecido de alguma forma pela sociedade. É ter algum destaque, seja, por ser um excelente profissional em alguma área que te dê notoriedade e visibilidade, seja, por ter muito dinheiro, cargo público, empresário etc.


Se a elite mudasse o discurso e afirmasse que Pedagogia, Letras ou Ed. Física são cursos muito importantes, e seus filhos se interessassem por eles, não tenha dúvida que estes passariam a ter outro Status Social.


Ainda hoje, os cursos mais procurados nos vestibulares são os mais tradicionais, claro que, sofrem concorrência de cursos novos, como os de tecnologia, mas ainda se sobressaem na procura pelos vestibulandos. Novamente há a clara pressão familiar, para a escolha dos cursos citados, sonhando com que seus filhos tenham maior facilidade na escalada social.


Esperemos que com o tempo, outras profissões também tenham o apreço da sociedade, que passe a valorizar sua importância no contexto social, gerando maiores oportunidades para outras categorias profissionais que não somente as mais tradicionais.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Emerson Silva

por Emerson Silva

Especialista em recrutamento e seleção de executivos há 8 anos. Atualmente é Headhunter na SHR Solutions - Executive Search em SP; Coach particular de carreira e Empreendedor na área de Tecnologia Esportiva. Formado em Gestão Empresarial; Gestão de Projetos; Administração de Recursos Humanos e Educação Física.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93