Os jogos cooperativos no processo de ensino e aprendizagem

Jogos e brincadeiras são grandes instrumentos de ensino
Jogos e brincadeiras são grandes instrumentos de ensino

Educação Física e Esporte

16/04/2014

Os jogos cooperativos no processo de ensino e aprendizagem no contexto da educação


INTRODUÇÃO

Vivemos em mundo cada vez mais competitivo. Tal competição é expressa em comportamentos evidenciados em muitos segmentos da sociedade como no trabalho, família e escola. Segundo Brotto (2001) a competição é um processo onde os objetivos são mutuamente exclusivos, as ações são individualistas e somente alguns se beneficiam dos resultados. Em contrapartida, sabe-se que os princípios da Cooperação também são evidenciados nos segmentos acima citados.


Estas evidências têm demonstrado um contexto onde a união, a solidariedade, o respeito às diversidades e o trabalho coletivo tem sido os valores mais relevantes para uma vida mais humana. Referente à Cooperação Brotto (2001) refere-se a um processo onde os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os resultados são benéficos para todos.


Com a predominância dos dois aspectos, os jogos e as brincadeiras aparecem como mecanismos onde os professore os utilizam como conteúdos para encaminhar as atividades em aulas de educação física. Segundo Thomaz (2006, p. 1) os jogos e as brincadeiras são:

Jogos e brincadeiras são grandes instrumentos que podem e devem ser utilizados pelo educador, auxiliando-os para que seus objetivos e metas sejam alcançados, contribuem para que os alunos tenham acesso a uma boa educação, como consequência boa formação crítico autônoma.


Partindo deste princípio, os Jogos Cooperativos aparecem como uma alternativa na utilização destes conteúdos. Segundo Gonçalves (2007), os Jogos Cooperativos são atividades alternativas ao mundo competitivo, em que seus objetivos possuem um caráter de solidariedade e não de exclusão. Diante destes princípios dos Jogos Cooperativos, observa-se valores humanos como solidariedade e a inclusão.


Baliulevicius e Macário (2006, p. 2) afirmam que “Para tanto, valores humanos devem ser trabalhados com vista a traçar uma linha norteadora de princípios educativos na escola, com possibilidade de desenvolvê-los através de vivências lúdicas” Desta forma, a referida pesquisa parte do pressuposto da justificativa de se conhecer a importância que os Jogos Cooperativos possuem na formação do educando mediante o fazer pedagógico do professor de educação física no contexto escolar, bem como, dos valores presentes nestes jogos, como busca de conhecer e se aprofundar acerca da problemática.


Neste contexto, a escola, como espaço na produção do conhecimento, entre ele a Educação Física, aparece como uma das instituições onde estes valores podem ser trabalhados nos jogos cooperativos e, consequentemente, sua importância na formação do educando. Desta forma, as teorias que envolvem os Jogos Cooperativos aparecem com bastantes evidencias como uma das possibilidades de utilização como conteúdos em atividades que envolvem a educação física. Essas teorias tornam-se justificadas pelo fato de que nas mesmas, no processo ensino aprendizagem, giram em torno de uma educação onde a essência humana torna-se o objetivo principal, e os benefícios transformam-se em possíveis comportamentos que servirão para um convívio em sociedade.


Mediante tais justificativas, a Educação Física pode ser um agente capaz de possibilitar que esta essência seja trabalha no intuito de desenvolver os comportamentos acima citados, contribuindo assim, para um contexto educacional mais humano, contexto este que tem se apresentado cada vez mais desvirtuados da real necessidade que é a de formar cidadãos capazes de saber viver em sociedade. Estas necessidades podem ser evidenciadas quando se observa nestes contextos problemas como a intolerância, a rivalidade e a exclusão.


Esta exclusão está atrelada às métodos que muitas vezes são adotadas pelo próprio professor em educação física, principalmente quando o assunto envolve jogos e esporte. Jogos estes que priorizam a técnica e não mais o prazer em jogar junto com o colega, levando à um contexto onde os mais habilidoso são valorizados e os menos habilidosos são excluídos. O que se observa em muitos contextos escolares é que a Educação Física tem se tornado um simples passatempo e, muitas vezes, um reforço do esporte de competição, onde a competitividade entre os alunos tem se tornado cada vez mais patente.


Esta competição são frutos de experiências onde o competir tornou-se o principal objetivo, e, desta forma, tem se sobreposto pelo simples ato de jogar. O jogar com estas características tem tirado de muitos alunos a oportunidade dos que veem no jogo um momento de liberdade, um momento de descontração, um momento de amizade e, acima de tudo, de troca de experiências com os companheiros.

Desta forma, tal situação nos remete a refletir seriamente acerca da atual situação das práticas pedagógicas em educação física onde o jogo esteja presente. Em contrapartida, é salutar refletir em uma educação física onde a cooperação seja adotada em um fazer pedagógico e que os valores proporcionados pelo mesmo sejam almejados. Desta forma, conhecer os jogos cooperativos e sua importância na formação do educando é conhecer novas possibilidades de intervenção no ato de educar quando envolve o jogo, é desmitificar os conceitos que estão atrelados aos jogos de competição; é conhecer as forma de envolvimento de todos dos que fazem parte de um grupo; é conhecer os mecanismos capazes de desenvolver os valores á ele relacionados, em fim, é ter nova postura diante de um contexto onde os jogos de competições estão cada vez mais sendo ratificado como mecanismo de disputa, criando conceitos de individualidade, tornando-se momentos acompanhados de comportamentos agressivos, o que nos remete a refletir seriamente acerca da atual situação e, consequentemente, acerca das práticas pedagógicas que envolvem atividades onde o jogo esteja presente.


Diante disso, muitas são as teorias que norteiam para se ter êxito nas ações que envolvem as atividades em educação físicas capazes de proporcionar uma boa formação. Desta forma, a referida pesquisa a ser apresentada, tendo como tema: “os Jogos Cooperativos no processo de ensino e aprendizagem no contexto da educação física”, possibilita refletir acerca dos mesmos sobre a contribuição na formação dos alunos, o que faz justificável conhecer a importância de seus princípios mediante o contexto do processo ensino aprendizagem.


Diante do exposto, a reflexão acerca de questões referente a importância dos Jogos Cooperativos na formação do educando envolvendo as práticas pedagógicas na formação do aluno, leva a pensar no currículo que o profissional de educação física vem executando na formação da personalidade do educando.


Assim, a escolha da problemática que levou a investigar quais as concepções que os professores de Educação Física possuíam acerca dos Jogos Cooperativos para a formação dos alunos do ensino fundamental II, pode possibilitar divulgar informações acerca dos benefícios que as práticas que envolvem os jogos cooperativos podem proporcionar, visando contribuir positivamente aos profissionais da área.


Diante da problemática do referido cenário envolvendo os Jogos Cooperativos, pergunta-se: Quais as concepções que os professores de Educação Física do Ensino Fundamenta lI da Escola Maria Meriam dos santos Cordeiro Fernandes no Bairro Novo Horizonte na Cidade de Macapá Estado do Amapá possuem acerca da importância dos Jogos Cooperativos na formação do educando no processo ensino e aprendizagem?


A relevância do estudo possibilitará um referencial teórico que contribuirá para os profissionais interessados na temática dos Jogos Cooperativos nas práticas que envolvem as atividades em educação física, levando-os à refletir à possíveis mudanças de postura sobre o fazer em Educação Física mediante o processo ensino aprendizagem, percebendo-se enquanto mediador no processo de formação do educando, possibilitando não só conhecer, mas, ter um entendimento no que diz respeito a importância que tais jogos podem proporcionar ao educando.
A referida pesquisa teve como metodologia a pesquisa qualitativa. Quanto ao objetivo optou-se por uma pesquisa exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos, utilizou-se uma pesquisa Bibliográfica e pesquisa de campo.


Como instrumento metodológico na coleta de dados utilizou-se questionários estruturados compostos por onze perguntas aplicadas aos professores de educação física do ensino fundamental II na referida escola, sendo um de cada turno, um da manhã e outro da tarde.


O local da pesquisa foi a Escola Maria Meriam dos santos Cordeiros Fernandes no Bairro Novo Horizonte no município de Macapá estado do Amapá.


Para se chegar ao conhecimento da problemática, foram traçados os seguintes objetivos específicos: Conhecer as práticas pedagógicas dos professores mediante a utilização dos jogos cooperativos; Conhecer os objetivos esperados pelos professores referente a utilização dos jogos cooperativos; ? Verificar os valores objetivados pelos professores referentes à utilização dos jogos cooperação; Conhecer de que forma os jogos cooperativos podem ser explorados pelos professores para alcanças os objetivos almejados.


A pesquisa fundamentou-se em uma exploração bibliográfica tem como teóricos Ávila & Mascarenha (2011), Brotto (1999), Santos & Melo (2008),Soler (2003), Correia (2007), Orlick (1989),Martini (2005), Gonçalves (2007), Costa (2007), Baliulevicius & Macário (2006), Moura(2006), Thomaz (2006), Pantoja(2008) e outros.


Desta forma, a pesquisa evidencia dois princípios antagônicos, a Cooperação e a competição, onde buscou mostrar as concepções pertinentes relacionados aos Jogos Cooperativos, ressaltando os valores á eles relacionados, bem com, os benefícios que tais valores podem desencadear mediante o processo ensino aprendizado as aula de educação física.


Neste contexto, tais jogos aparecem como uma possível possibilidade diante das referida aulas em educação física como um novo encaminhar, onde a participação, os objetivos comuns, a solidariedade, o companheirismo a inclusão e outros indicadores que podem ser evidenciados nos jogos cooperativos.


Esta possibilidade traz a um convívio social mais humana, voltado á essência humana e não mais como jogos voltados para a competição, onde os objetivos individuais prevalecem aos objetivos comuns, levando á disputas que ressalta o individualismo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Aluizio de Souza Amoras

por Aluizio de Souza Amoras

Licenciado em Educação Física pela Universidade de Brasília(UNB), formação continuada em mídias na educação pela Universidade Federal do Amapá(UNIFAP), Professor de Educação Física do Estado do Amapá, finalizando pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela ESAB e cursando pós-graduação em Educação Física escolar pela APOEMA.

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