Os desportos da bola nos pés: A essência do futebol
O Futebol é o resultado de uma lenta evolução
Educação Física e Esporte
17/04/2014
É evidente que o Futebol contagia o povo de todo o planeta, pode-se dizer que essa paixão incontrolável não tem limites nem fronteiras e talvez por essa razão, esse grandioso desporto possivelmente pode ter motivado a criação de novas modalidades esportivas, tais como o Futebol de Salão (Futsal), o Futebol de Amigos ou Futebol Sete (Futebol Society) e o Futebol de Praia (Beach Soccer).
Cada modalidade citada acima tem suas particularidades nos aspectos técnicos, táticos e físicos. Será que existe uma possível explicação para o desenvolvimento dessas diferentes modalidades? Um atleta praticante de Futebol possui capacidades físicas, técnicas e táticas para praticar o Futsal, Society ou Beach Soccer no mesmo nível de competência e excelência?
Ao relatar sua origem, observa-se que o Futebol é o resultado de uma lenta evolução de diferentes jogos com bola que se processou através de milênios, partindo dos mais rudimentares modos e formas para chegar à complexidade técnica, tática e física com que hoje se apresenta. Sua aceitação fora muito grande no mundo inteiro, talvez por diferirem de outros esportes que antigamente eram parte do cotidiano humano como a natação, a corrida e as lutas.
Cada modalidade teve seu motivo próprio para a sua criação, em momentos e épocas distintas, mas surgiram com a nítida intenção de praticar o Futebol em diferentes espaços e lugares. As regras, as competições foram evoluindo através dos anos seguintes e a popularização de cada modalidade foi sendo aperfeiçoadas de acordo com a particularidade de cada “tipo de futebol”, seja ele de grama, de taco, de areia ou de grama artificial, o mesmo ocorrendo com os aspectos técnicos, táticos e físicos.
É possível dizer que as diferentes modalidades são parentes, com semelhanças e diferenças, similares, mas não iguais.
Por culpa das diferenças existentes entre as modalidades citadas, um atleta de Futebol, terá dificuldades em praticar as outras modalidades (Futsal, Futebol Society e Beach Soccer) no mesmo nível de performance e excelência, principalmente nos aspectos físicos e táticos. Isso também serve para os atletas de uma dessas modalidades citadas, que por ventura venha a praticar outra.
Cientificamente as diferenças e semelhanças das modalidades estudadas são questionáveis, mas em relação ao prazer de simplesmente jogar bola, não existem importância significativa entre praticar uma ou outra modalidade, Pelé citado por (HEIZER, 2001, p. 5) diz: “Particularmente, no caso dos brasileiros, há um feitiço que empurra o torcedor para dentro das quatro linhas. Aliás, o torcedor daqui é diferente do de outros países. Afinal, ele chuta, ele cabeceia, ele faz gols, sente e sofre como se estivesse envolvido na própria competição”.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Canceladoooeverton Rodrigues Ribeiro
Coordenador de Esportes, com especialização em Administração e Marketing Esportivo e em Metodologia do Treinamento do Futsal e do Futebol., graduado em em Educação Física (Licenciatura e bacharel). Experiência na ministração de aulas e treinamentos de Futebol e Futsal e na gestão de departamento e de pessoas. Ex atleta de futebol e futsal com experiências em competições internacionais.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93