Dado x Informação x Conhecimento x Competência

Dado x Informação x Conhecimento x Competência
Dado x Informação x Conhecimento x Competência

Educação Física e Esporte

17/04/2014

Importante nos tempos atuais: O bom profissional sabe utilizar todas as informações para uma perfeita tomada de decisão? Segue material inicial para leitura aos interessados. Em breve, mais conteúdo a respeito:

Dado x Informação x Conhecimento x Competência

(Texto baseado em Probst et al., 2005. Gestão do Conhecimento:os elementos construtivos do sucesso. Bookman, 2002)

Existe uma diversidade de conceitos dos termos “dados”, “informação” e “conhecimento”. “Certa tendência de confundir esses termos é responsável por muitos mal-entendidos sobre a gestão do conhecimento” (PROBST et al., 2002). O bom entendimento desses conceitos facilita a compreensão dos tópicos a serem estudados ao longo desta disciplina. Neste sentido, são descritos os conceitos listados na figura a seguir:

Segundo os autores, existe um processo de enriquecimento entre os níveis dos dados, informações, conhecimentos e competências. Quando os dados são passíveis de interpretação em um contexto específico, fornecem informação ao receptor. Quando as informações são interligadas, estas podem ser usadas em um ramo de atividade e então geram conhecimento. A visão integrada dos dados, informações e conhecimentos individuais e do grupo vai garantir a base do conhecimento da empresa, levando ao aprendizado organizacional.

É preciso distinguir os dados informação e conhecimento para depois reconhecer as relações entre eles e finalmente desenvolver uma abordagem integrada. Por exemplo: o departamento de tecnologia da informação estrutura e mantém os dados e as informações da empresa; o setor de treinamento de pessoal lida com as habilidades dos indivíduos; o departamento de pesquisa e desenvolvimento é responsável pela inovação do produto. Muitas vezes, a separação dessas funções resulta na falta de coordenação entre áreas diferentes.

Os dados e as informações podem gerar pouco valor se os funcionários carecerem de habilidades para usar as informações disponibilizadas ou para explorar suas descobertas, influenciando suas decisões.

Para Probst et al. (2002), o conhecimento inclui a teoria e prática do dia-a-dia com suas instruções sobre como agir. Nesse sentido, o conhecimento é um conceito abrangente que envolve a cognição e as habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas. O conhecimento, além de se basear em dados e informações, também está ligado às pessoas, representando os indivíduos e suas crenças.

A base do conhecimento organizacional consiste em ativos de conhecimento individuais e coletivos que a organização pode utilizar para realizar suas tarefas. A base de conhecimento também inclui os dados e as informações sobre os quais se constroem o conhecimento individual e organizacional (PROBST et al., 2002, p. 29)

Quando se fala em competência individual, refere-se à capacidade de transformar Dados em Conhecimento e utilizá-los em proveito da empresa. Por outro lado, é importante destacar que os processos organizacionais que funcionam bem, dependem da interação de muitos participantes. Por exemplo, um programa de treinamento que envolve os setores de finanças, comercial, gerência e outros, só contribuirá para o resultado final, se os setores tiverem êxito em trabalhar produtivamente em conjunto. Então, nesse caso pode-se dizer que a empresa adquire uma competência organizacional.

O artigo disponibilizado na sequência vai relatar os conceitos envolvidos neste tópico da disciplina.

Boa leitura a todos!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Ricardo

por Ricardo

Educador Físico formado em 2001 pela Universidade Santa Cecília - Santos, bacharel em Voleibol, trabalho há 11 anos na prefeitura de Praia Grande, e hoje estou como gestor esportivo na Secretaria de Esporte. Curso pós graduação em gestão educacional pela Federal de Itajubá/MG

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