Festival de jogos e brincadeiras tradicionais

Na experiência lúdica, a criança, assim como o adulto, cultiva a fantasia
Na experiência lúdica, a criança, assim como o adulto, cultiva a fantasia

Educação Física e Esporte

18/04/2014

Grande parte dos jogos e brincadeiras tradicionais que encantam e fazem parte do cotidiano de várias gerações de crianças estão desaparecendo na atualidade devido às transformações do ambiente urbano, da influência da televisão e dos jogos eletrônicos. Pesquisas atuais mostram a importância de resgatar os jogos tradicionais na educação e socialização da infância, pois brincando e jogando a criança estabelece vínculos sociais, ajusta-se ao grupo e aceita a participação de outras crianças com os mesmo direitos. Obedece às regras traçadas pelo grupo, como também propõe suas modificações. Aprende a ganhar, mas também a perder. Na experiência lúdica, a criança, assim como o adulto, cultiva a fantasia, vivenciam a amizade e a solidariedade, traços fundamentais para se desenvolver uma “cultura solidária” na sociedade brasileira atual.

Através do Festival de Jogos e Brincadeiras Tradicionais temos como objetivo principal resgatar e apresentar para as pessoas que não conhecem a variedade de jogos e brincadeiras tradicionais que com o passar o tempo veio se perdendo. Este projeto tem como finalidade principal o enfoque de verificar e ampliar o conhecimento para a prática docente e incentivar a exercício do brincar consciente, de forma a proporcionar o desenvolvimento cognitivo. Ao brincar a criança movimenta-se em busca de parceria e na exploração de objetos; comunica-se com seus pares; se expressa através de múltiplas linguagens; descobre regras e toma decisões. Exemplos de brincadeiras que podem ser desenvolvidas: casinha, ladrão e policia etc.

Froebel,2006 foi o primeiro educador a enfatizar a importância do brinquedo e do lúdico na educação infantil, "a brincadeira não é trivial, ela é altamente séria e de profunda significância". Zatz apud Froebel,2006, p.15. A criança leva sua brincadeira muito a sério, e é importante que o adulto a respeite nesse sentido. Quantas vezes não nos deparamos com respostas: "Agora não posso, estou brincando!" Ela considera que está ocupada quando está brincando, e merece toda a nossa consideração. Jamais deve-se interromper a concentração de uma criança nesse momento tão precioso e mágico. Outro ponto importante e que não devemos deixar de mencionar é que quando a criança brinca de faz-de-conta e tenta reproduzir situações do dia-a-dia, ou mesmo nas atividades escolares, por mais que se tenha vontade de interferir ou mesmo ajudá-la mostrando como manipular os utensílios ou como organizar a brincadeira, é importante deixar que ela a faça do seu jeito, precisamos conter nossos impulsos. Não é o momento de limitar, e sim de encorajá-la, deixando que ela use a sua criatividade e imaginação, para que possa dizer: eu consegui sozinha!

Cada vez mais cedo as crianças estão ingressando no ambiente escolar, fazendo com que percam boa parte de sua infância, e a infância se caracteriza pelo brincar. É através do brincar que a criança constrói sua aprendizagem acerca do mundo em que vive. Brincar livremente, correr, trabalhar suas potencialidades, é brincando que a criança fantasia, aceita desafios e melhora o seu relacionamento com o grupo em que esta inserida. Cabe à escola disponibilizar momentos lúdicos a criança, pois a escola ainda é um espaço seguro onde as crianças podem brincar e correr a vontade. Outro aspecto importante é que as crianças se relacionam com outras da mesma idade, mas com famílias e histórias bem diferentes, o que lhes proporciona um excelente laboratório de trocas de experiências. ( Oliveira,2007 )

Cabe ao professor a tarefa de estimular as brincadeiras, ordenar os espaços da escola, facilitar a disposição dos brinquedos disponíveis, mobiliário, e os demais elementos da sala de aula de maneira que se torne mais acessível e confortável tanto para ele como para as crianças. O professor também poderá brincar com as crianças, principalmente se elas o convidarem. Mas deverá ter o máximo de cuidado respeitando seu ritmo; é preciso muita sensibilidade, habilidade e bom nível de observação para participar de forma positiva. ( O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC, 1998)

A chave desta intervenção é a observação das brincadeiras das crianças, o professor deve conhecê-las, conhecer sua cultura, como e com quê brincam. Melhor seria se aproveitasse este momento para observar seus alunos, para conhecê-los melhor. A esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder - alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si e do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade melhor. ( O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC, 1998)

DESENVOLVIMENTO

O Festival de Jogos e Brincadeiras Tradicionais será realizado no dia 11/06/2012 na Faculdade Padrão a partir das 08h00min da manhã. Onde terá a apresentação de brincadeiras e jogos tradicionais, pinturas e muito mais.

A sala será dividida em cinco oficinas cada uma dela vai ficar encarregada para organizar uma parte do festival de jogos e brincadeiras, sendo:

Equipe de trabalho: Vai ficar encarregada de montar a estrutura do evento, dividir quem vai ficar em cada área, explicar o q vai ser feito.

Equipe médica: Pode estar convidando alunos do curso de enfermagem para estar participando no do evento e assim estar auxiliando, se ocorrer alguém acidente, eles deveram estar preparados com quites de primeiros socorros, ate mesmo uma ambulância se acaso for preciso.

Equipe de apoio: Essa equipe é fundamental para uma boa desenvoltura do festival, ela vai estar sempre atenta nas oficinas vendo se esta precisando de ajuda para realizar as brincadeiras, se precisa de algum material, em providenciar água para as crianças, levá-los em algum lugar, essa equipe tem que ser maior, pois eles terão que se dividir em todas as áreas do festival para auxiliar todas as oficinas.

Equipe de divulgação: Ela devera divulgar para toda a faculdade o dia, à hora, o local, do festival, quais oficinas serão realizadas, qual a faixa etária das crianças, convidar para que os pais tragam suas crianças no dia, passar confiança do que esta sendo proposto, postar nas redes sociais, fazer bater, para colocar na entrada da faculdade, estar fazendo a divulgação no dia, enfeitando o lugar com os baner, com balões coloridos para chamar a atenção das crianças.

Equipe do lanche: Essa equipe vai ficar encarregada de pedir patrocinadores, para oferecer um lanche para as crianças, caso não consiga eles vão organizar um lanche e a quantia em dinheiro depois será dividida para todos do evento.

ORÇAMENTO

Equipamentos de primeiros socorros.................................................... R$ 120,00

Divulgação......................................................................................... R$ 80,00

Lanche..............................................................................................R$126,00

Materiais...........................................................................................R$ 135,00

CRONOGRAMA
 

Projeto: festival de jogos e brincadeiras tradicionais

Tarefas

Semanas

1°                2°             3°             4°

 

  • Coleta de pesquisa
  • Reunião para desenvolvimento
  • Montagem do projeto
  • Oficinas

 

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OFICINAS

Bingo

Objetivos
Desenvolver a memória auditiva
Desenvolver a concentração para a escuta
Identificar o som percebido
Correlacionar o som escutando com a imagem do instrumento que produz o som



Material
Objetos e instrumentos musicais
Imagens dos mesmos objetos e instrumentos musicais
Uma caixa para colocar os objetos e os instrumentos
Cartelas, grãos ou sementes

Tempo

Aproximadamente 60 minutos

Procedimentos

Os responsáveis pela oficina providenciar cartelas, como as de bingo, em que haja figuras de terminados objetos do cotidiano da criança. Para cada imagem deverá haver o objeto correspondente, organizados dentro de uma caixa. Cada criança receberá uma cartela e os grãos ou sementes. Antes de inicias o jogo o responsável apresentará as crianças os objetos produzindo os sons de cada um.

Em seguida, sem que as críticas vejam o adulto produzirá o som de um objeto que esta dentro da caixa, para que eles descubram qual foi o objeto tocado e marquem em suas cartelas, com um grão a figura correspondente. Quem conseguir completar toda a cartela será o vencedor.

Corrente

Atividade
Em grupo

Objetivos
Desenvolver a atenção auditiva
Ampliar o vocabulário
Coordenar a expressão da voz com o movimento corporal

Material
O próprio corpo.

Tempo
Aproximadamente 40 minutos

Procedimento

O adulto pede que as crianças formem um circulo. Ele lançará uma palavra, a criança do seu lado deverá ficar atenta a palavra dita e terá que dizer logo em seguida uma nova palavra que comece com a última silaba da palavra dita, e assim por diante.

Encontrando-se

Atividade
Em grupo

Objetivos
Desenvolver a memória auditiva

Material
Tiras de papel, contendo o titulo de uma canção conhecida
Tempo
Aproximadamente 40 minutos.

Procedimento

O adulto confeccionará pequenas tiras de papel, de acordo com o numero de participantes. Depois, separará o total de tiras em quatro partes, escrevendo o titulo de uma musica conhecida das crianças em cada parte. Ou seja, o adulto escolhera quatro títulos de musicas.

Depois dobrara cada tirinha e pedira que cada criança sorteie uma. A brincadeira é que todos cantem a musica que esta escrita na tirinha, ao mesmo tempo em que andam ou dançam dentro de uma sala.

À medida que cantam, as crianças devem identificar aquela que estão cantando a mesma musica e formarão o grupo. O grupo que se formar mais rápido ganha o jogo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base teórica, de acordo com o medico e psicanalista inglês Donald Winnicott (1896- 1971), a liberdade é fundamental para o desenvolvimento da criança por levá-la a conciliar o mundo objetivo e a imaginação. È dele também a idéia de relação entre a ausência de brincadeiras na infância e os problemas emocionais.

Para desenvolver a função da imaginação depende da experiência, das necessidades e interesses, da capacidade combinativa exercitada na atividade de dar forma material aos seus frutos os conhecimentos técnicos e as tradições, ou seja, os modelos de criação que influência os ser humano.

A brincadeira é de grande importância para a construção do conhecimento da criança alem de propiciar grande prazer para as mesmas. Além de formar opiniões, valores, cultura etc., nas crianças.

Acreditamos que o jogo, como fator motivante e como elemento recreativo e lúdico, estimulando fatores psicológicos (autoestima, confiança, relações, etc.), além dos fatores físicos e sociais, ajuda no processo de aprendizagem. Como Brougére (1998) explica, o jogo faz parte da instrução, e ao mesmo tempo em que exercita a inteligência, promovem o crescimento, boas condições físicas e saúde entre os jovens. Por serem exercícios físicos, tornam-se um meio de introduzir a criança a uma atividade física e pode ser usado para permitir um relaxamento necessário cujo objetivo é propiciar um novo esforço intelectual, ou tornar lúdica a educação corporal, facilitar o aprendizado e promover a socialização.

Evidencia-se que as atividades lúdicas, na escola possibilitam que sejam alcançados os objetivos educacionais que norteiam o trabalho pedagógico, como já foi comprovado por muitos pesquisadores e estudiosos, e que as experiências adquiridas pelas crianças nos seus primeiros anos de vida, são fundamentais para o seu desenvolvimento em todos os aspectos. Neste sentido, a educação infantil pode formar crianças que irão para a etapa de alfabetização, autônomas, críticas, criativas, ou ao contrário, dependentes, estereotipadas, com aversão ao trabalho escolar.

Ter contribuído no sentido de alertar para a importância da inserção das atividades lúdicas, no contexto escolar, e que estas não sejam deixadas em um segundo plano, ou apenas no período do recreio. Desejo, ainda, que este estudo possa servir de incentivo para os professores inovarem suas práticas, e que a partir de agora tenham, nos jogos e brincadeiras, aliados permanentes, possibilitando às crianças uma forma de desenvolver as suas habilidades intelectuais, sociais e físicas, de forma prazerosa e participativa, uma vez que os jogos e brincadeiras são de grande contribuição para o processo de ensino e aprendizagem e não devem jamais ficar fora desse contexto.

Acreditamos que a utilização dos jogos, brincadeiras e brinquedos na educação infantil ainda é, sem dúvida, um tema inesgotável. Novas opções têm se mostrado aos educadores, opções de aliados que vêm se integrando a esse mundo encantado que é a educação infantil. Novas profissões têm surgido na área do lúdico como, por exemplo, a de "brinquedista" e até mesmo os "doutores da alegria" que salvam vidas nos hospitais por onde andam. Creio que este seja um tema para uma nova pesquisa!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Edições Loyola, 1987.

BROUGÉRE, Giles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998

BROTTO, Fabio O. Jogos cooperativos: Se o importante é competir fundamental é cooperar. São Paulo, 1993.

FRIEDMANN, Adriana. O brincar no cotidiano da criança. – São Paulo: Moderna, 2006.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007 3 edição

OLIVEIRA, Zilma de Morais. Creches: faz de conta & Cia. ET.al – Petrópolis, RJ: Vozes, 1992

www.brinquedovivo.org.br. Autor desconhecido (15/05 as 15h00min)

http://brasil.babycenter.com/toddler/linguagem/imaginacao Autor desconhecido (15/05 as 17:00)

http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/joguinhos.html Valdemar W. Setzer (10/05 as 18:00)

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Silvia Romano dos Santos

por Silvia Romano dos Santos

Silvia Romano dos Santos Nacionalidade: Brasileiro (a) Estado Civil: Solteiro (a) Idade: 23anos E-mail: Silvia.brtcc@gmail.com Formação Acadêmica Graduação em Pedagogia (concluindo termino em 2014), Faculdade Padrão Unidade III Matutino. Pós- graduanda em Psicopedagogia

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