O ensino da educação física no ensino médio: Uma pesquisa bibliográfica
Está implantada na grade curricular de todas as escolas
Educação Física e Esporte
23/04/2014
A Educação Física faz parte da Base Nacional Comum, que é uma expressão utilizada para caracterizar o currículo escolar segundo o art. 26 da Lei de Diretrizes e bases (1996), ou seja, está implantada na grade curricular de todas as escolas. Conforme a LDB 9394/96 (2010, p.26) sendo a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:
I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;
II – maior de trinta anos de idade;
III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da Educação Física;
VI – que tenha prole.
Conforme Coletivo de autores (1992, p.27-28) percebemos algumas questões importantes que devem ser ensinadas na disciplina de Educação Física:
A expectativa da Educação Física escolar, que tem como objeto a reflexão sobre a cultura corporal, contribui para a afirmação dos interesses de classe das camadas populares, na medida em que desenvolve uma reflexão pedagógica sobre valores como solidariedade substituindo individualismo, cooperação confrontando a disputa (...)
Percebemos que a Educação Física envolve muito mais do que uma prática esportiva, contribui na formação de conceitos sobre a realidade, para que os alunos possam se posicionar, criticar, mudar a realidade quanto aos componentes da cultura corporal, desenvolvendo também solidariedade, cooperação entre outros aspectos.
Os professores devem se preocupar, com sua autonomia e responsabilidade, seu papel interfere diretamente no desenvolvimento da escola e ainda mais importante, na vida de seus alunos. Segundo Barbosa (1997) é importante ressaltarmos o significado da Educação Física no currículo escolar, principalmente se considerarmos que o professor de Educação Física pode oportunizar aos seus educandos uma transformação social, proporcionando conhecimentos sobre assuntos que frequentemente são explorados pela mídia.
O tema de pesquisa foi definido a partir de reflexões sobre o ensino e mais especificamente sobre o ensino da Educação Física no Ensino Médio. Pode-se afirmar que esta pesquisa emerge de um contexto de estudos mais amplo chamado “A Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte II” de Valter Bracht entre outros. Percebemos que é necessário analisar o quanto e o que se têm publicado sobre o ensino da Educação Física no Ensino Médio e identificar os pontos positivos e negativos do mesmo. Nossa pesquisa possui um caráter qualitativo, já que se concentra na análise interna dos artigos publicados dentro dos três temas por nós definidos. Segundo Bracht (et. al. 2012, p.12):
Outro aspecto destacado é que existem revistas que são privilegiadas ou reconhecidas pela comunidade como aquelas que se dedicam ou conferem um espaço maior ao tema EF Escolar. (...) as revistas selecionadas para esta segunda parte foram: Movimento; Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE); Motrivivência e Pensar a Prática.
Sendo assim optou-se por realizar esta pesquisa, de caráter bibliográfico, executando um levantamento de artigos em três revistas cientificas digitais (Pensar a Prática, revista brasileira de Ciências do Esporte e Movimento - UFRGS). Estes periódicos foram escolhidos por uma busca no site CAPES, adotando a classificação do Qualis, instrumento que é anualmente atualizado e que contém a avaliação de periódicos, usado pela CAPES e no qual utilizamos para justificar a qualidade e também complementar a escolha das revistas de nossa pesquisa, pois conforme Bracht (et. al. 2012, p 29) os periódicos apresentados “(...) além de comportarem a parcela mais significativa das publicações sobre o tema EF Escolar, de alguma forma, estavam vinculados ao Movimento Renovador[1].”
Segundo o Qualis (2012) a revista digital Pensar a Prática possui a classificação de B2, já a revista brasileira de Ciências do Esporte possui uma classificação de B1 e a revista Movimento (UFRGS) têm nota de A2. Para a revista ou periódico ser incluído nos quatro estratos superiores da classificação do QUALIS (A1, A2, B1 e B2), o periódico deve ter fator de impacto medido pelo Institute for Scientific Information (ISI) que é a mais abrangente base de dados de informações científicas do mundo.
Neste trabalho, o foco principal foi pesquisar o tema em três periódicos com níveis de classificação diferenciados e que os mesmos estivessem relacionados à Educação Física para abranger com mais diversidade as publicações relacionadas ao ensino da área do conhecimento no Ensino Médio, pesquisando artigos relacionados aos três assuntos específicos, que estabelecemos como partes importantes do conjunto Ensino: A importância da Educação Física no Ensino Médio, a formação do professor de Educação Física escolar e o ensino da Educação Física no Ensino Médio. Primeiramente selecionamos os artigos utilizando estes temas como meio de inclusão no programa de busca das revistas, selecionando através da análise dos resumos. Posteriormente realizamos a exclusão de artigos utilizando como critério a data de publicação, privilegiando as publicações realizadas entre o ano de 2000 à 2012 e também, por meio da leitura e estudo dos mesmos, foi utilizado o critério de aderência ao nosso foco de estudo. Ressaltamos os mais importantes a fim de mostrar o que estes trazem sobre o ensino da Educação Física no Ensino Médio. Analisando o que têm se escrito nestas publicações e buscando também, explicar sobre termos subjacentes identificados na pesquisa por meio de fontes bibliográficas.
Conforme é proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, p.24): “A Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais.” Esta proposição induz o profissional de Educação Física a realizar constantemente uma reflexão sobre sua atuação para aprimorar sua maneira de ensinar, proporcionando aos educandos aprendizagens e experiências mais significativas para a vida. Deste modo, entendemos ser relevante refletir sobre a formação do profissional de Educação Física, rever suas prioridades e formas de atuação. Caldeira (2001, p.90) nos relata que:
(...) os cursos de formação em geral têm privilegiado os meios de ensino, ou seja, o "como fazer". deixando de lado a discussão mais relevante que responde à pergunta "para que ensinar". Melhor dizendo: não têm sido discutidas as questões relativas às finalidades político-sociais da educação e do ensino. Dessa forma há uma redução do papel do professor que se transforma em um técnico, em um mero executor de decisões tomadas por especialistas.
Seguindo as observações de Caldeira (2001), entendemos que a formação docente deva priorizar um profissional crítico, ciente de seu papel social. Pois é necessário que o professor reflita sobre sua prática e tome suas próprias decisões, deixando de lado os modelos já prontos e agindo de forma consciente. O mesmo deve tornar-se um profissional que conheça seus deveres, responsabilidades e objetivos, além de suas próprias decisões, deve lembrar-se da necessária relação entre a prática e a teoria conciliando as duas para que haja uma reflexão a respeito de sua práxis e dos conteúdos desenvolvidos. É preciso que o professor esteja sempre inovando seus conhecimentos, para que o seu ensino seja de qualidade. A formação profissional é um processo para a vida toda e que jamais deve ser abandonado. Carrascosa (1996, p.10-11) apud Paim (2008, p.1) nos define como deve ser a formação de um professor:
(...) a formação de um professor é um processo a longo prazo, que não se finaliza com a obtenção do título de licenciado (nem mesmo quando a formação inicial tiver sido de melhor qualidade). Isso porque, entre outras razões a formação docente é um processo complexo para o qual são necessários muitos conhecimentos e habilidades, impossíveis de ser todos adquiridos num curto espaço de tempo que dura a Formação Inicial.
O professor é um elemento importante do ensino da Educação Física, podendo exercer uma prática pedagógica de forma adequada ou inadequada. Devido a isso, o problema se trata da busca para saber e tentar conceituar quais as propostas para o ensino da Educação Física do Ensino Médio nos periódicos analisados.
Segundo Schneider e Barni (S/D, p.9):
(...) podemos verificar que a Educação Física, como parte integrante da Escola, tem a sua colaboração na construção do ser humano em desenvolvimento. Este aluno que frequenta o Ensino Médio necessita de uma Educação Física que possa através de seus conteúdos, das atividades desenvolvidas, colaborar na formação de sua personalidade e de sua participação ativa na sociedade.
Faz-se necessário salientar que a pesquisa contribui como forma de reflexão sobre as publicações referentes ao ensino. Conforme Oliveira (2007, p.667):
O Ensino Médio conheceu grande expansão nos últimos anos e o ensino superior vem crescendo de maneira significativa. Ao mesmo tempo, avulta a preocupação por qualidade (...)
É muito importante almejarmos o desenvolvimento do ensino, porém sempre se deve refletir sobre a qualidade do mesmo, para que quantidade e qualidade cresçam paralelamente.
________________________________________ [1] Sobre o Movimento Renovador da EF brasileira, é interessante observar que ele, inicialmente, se estrutura como uma ampla frente que pretendia transformá-la no sentido de conferir-lhe uma melhor fundamentação "científica". O Movimento Renovador se auto interpreta como "progressista" ou "crítico".
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Vivian Montes de Santa Helena Ilha
Iniciei minha graduação em 2010 na Universidade UNIVILLE, depois me transferi para a Faculdade UNIBRASIL onde me formei em 2012. No ano de 2013 tive a oportunidade de viver em Assunção no Paraguay com minha família e realizar uma Especialização em Didática Universitaria na Universidade UNA.
Já fiz estágios no ensino básico e também com a FELEJ (Fundação de esportes e lazer de Joinville).
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