Musculação em qualquer idade

A força muscular é importantíssima nas atividades da vida diária
A força muscular é importantíssima nas atividades da vida diária

Educação Física e Esporte

04/05/2014

Por vários anos acreditou-se que a genética era o principal determinante do envelhecimento humano. Entretanto, hoje se sabe que características relacionadas ao estilo de vida como a alimentação, tabagismo, consumo de álcool e atividades físicas produzem forte e positivo impacto no processo de envelhecimento.


Durante muito tempo os idosos foram privados das atividades físicas com o receio de que elas não fossem adequadas à idade. Havia uma crença de que a preservação da saúde do idoso partiria do pressuposto da retirada de atividades consideradas de risco, dentre elas a atividade física. Acreditava-se que o desgaste do corpo humano era contínuo, causado por problemas diários. Segundo esta lógica, diminuindo o uso do corpo (e dos exercícios físicos) e evitando os problemas, se evitaria o desgaste.


Atualmente pesquisas afirmam que o uso do corpo humano através da atividade física e do exercício pode desacelerar, fazer cessar ou, em alguns casos, reverter prejuízos relacionados à idade. Um exercício físico que tem contribuindo para qualidade de vida e saúde do idoso é o treinamento de força, mais conhecido como musculação.


Conforme o ciclo da vida avança acontece a perda da força muscular. Ela diminui, em média, 15% por década após os 50 anos, e 30% após os 70 anos. Em contrapartida, o treinamento de força pode resultar em ganhos de 25% a 100% na força muscular na idade adulta.


A força muscular é importantíssima nas atividades da vida diária, especialmente para as pessoas de idade avançada. Um idoso com pouca força muscular precisa fazer mais esforço para realizar tarefas simples, como subir escadas, levantar objetos e ir ao supermercado, por exemplo. Além do desagradável cansaço, ao realizar o esforço acontece um aumento na frequência cardíaca e, consequentemente, na pressão arterial. O idoso que pratica musculação regularmente e aumenta sua massa muscular magra, realiza com facilidade as tarefas do dia a dia, mantém seus batimentos cardíacos e pressão arterial sob controle, torna-se mais participativo, independente e com autoestima elevada.


A musculação também ajuda na manutenção do peso corporal. Como o tecido muscular gasta muita energia para manutenção de sua estrutura e função, um aumento de massa muscular irá solicitar maior energia (ou calorias) para manter esse músculo, auxiliando assim no controle de peso. No decorrer do ciclo da vida é fundamental um bom controle de peso para prevenir e controlar doenças crônicas não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer.


A sabedoria popular afirma que o ser humano encolhe com o passar dos anos. Esse encolhimento ocorre devido ao enfraquecimento dos músculos que sustentam a coluna e o tórax (caixa torácica); a desidratação dos discos que separam as vértebras da coluna vertebral; a alteração da densidade mineral óssea nas vértebras. Como resultado acontece à diminuição do comprimento da coluna vertebral. Como essa perda de água dos discos vertebrais é comum em idade avançada, é necessário que os músculos que sustentam a coluna e o tórax estejam fortes o suficiente para sustentá-la, atenuando os efeitos do desgaste natural e resultando numa boa postura.


Vale lembrar que uma má postura da coluna torácica, causará também uma menor capacidade respiratória, prejudicando assim o suprimento de oxigênio no sangue.


Além dos fatores citados acima, outro grande diferencial da musculação direcionada a população de mais idade é a facilidade em controlar os exercícios e sua intensidade durante os treinamentos. Outra vantagem é sua prescrição ser individual, possibilitando o ajuste de cargas de acordo com as necessidades e condições atuais do aluno.


É importante enfatizar que as transformações devem ir além do fortalecimento muscular. As mudanças deverão incluir um estilo de vida ativo no dia a dia, bons hábitos alimentares e visitas regulares ao médico de confiança. Desta forma será possível envelhecer cultivando a saúde e a qualidade de vida.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Sinara Gnoatto

por Sinara Gnoatto

Bacharel em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, com amplo conhecimento e vivência em Ballet Clássico, Contemporâneo e Barre a Terre. Possui experiência em ginástica de academia, exercícios para gestantes, ginástica laboral e musculação. Atualmente exerce a atividade de professora de musculação e auxiliar administrativo na Phantom Academia - Bento Gonçalves, RS.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93