Educação Física Escolar perfeita?

Não existe Educação Física perfeita
Não existe Educação Física perfeita

Educação Física e Esporte

06/05/2014

Qual é a educação física perfeita na escola?

Tantas possibilidades, tantas estratégias, para que um professor de Educação Física Escolar possa realizar uma aula. Se pensarmos, inicialmente, nos padrões das aulas de Educação Física tradicionais, podemos citar as modalidades esportivas, especialmente as 4 principais realizadas nas escolas: futebol, basquetebol, voleibol e handebol, mas como trabalhá-las juntamente com as crianças, tem objetivos?

Podemos pensar ainda em outras possibilidades: lutas, ritmos, atletismo, jogos e brincadeiras, recreação, atividades circenses e todas estas citadas nos eixos temáticos da LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Mas como não pensar em trabalhar outros conteúdos com as crianças e alunos, como projetos interdisciplinares, o pensar crítico sobre assuntos diversos (anabolizantes no esporte, e combinações e "falcatruas" no futebol e arbitragem, ética, etc), além disso inclusive, até questões que hoje em dia podem cair e serem citadas no ENEM...
E aí, que caminho seguir, qual a Educação Física perfeita???

Vamos partir do pressuposto de que cada escola é uma escola, diferente, única, que tem o seu tipo de aluno, sua "clientela", suas periferias e entornos, suas peculiaridades, sua cultura. Pensemos ainda, se sua escola é pública ou privada e, lembremos que isso faz diferença sim, infelizmente, mas faz. Quem são seus coordenadores? Quem são os colegas de trabalho, os outros professores de educação física? Qual o Projeto Político Pedagógico de sua escola, ele existe, você o conhece? Que espaço você tem para trabalhar, uma sala de aula, uma quadra, tem os anteriores e ainda uma piscina, pista de atletismo e salas multiuso? Que materiais você possui, uma bola ou mais? E você, é qualificado, teve uma boa graduação, faz cursos de atualização, possui uma especialização, lê muitos artigos sobre sua área, é um mestre, doutor?

Há tantos pesquisadores, educadores, especialistas... Podemos lembrar rapidamente Neira, Brotto, Falco, Larizzatti... Tantos pensamentos, muitas vezes, completamente diferentes, mas imagino e espero que, em quaisquer circunstâncias, o bem maior seja a evolução e desenvolvimento das crianças.

Com essa reflexão, pode começar a pensar que Educação Física quer e pode proporcionar aos seus alunos.

Concluindo, não existe Educação Física perfeita, temos caminhos, temos espaços e reflexões, para quem sabe, construirmos um País melhor, com alunos e crianças que se tornarão mais inteligentes e participativos, mais cidadãos e, principalmente, mais éticos.

Bom caminho para você, professor de Educação Física e seja ético, sempre.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Jose Paulo de Moraes Junior

por Jose Paulo de Moraes Junior

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes(2000) e especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho(2008). Atualmente é Professor de Educação Física do Colégio Objetivo e Palestrante do Sistema Objetivo para conveniados. Tem experiência como professor na área de Educação Física por 10 anos. Idealizador do 1º App de celular com aulas de EF Escolar

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