Projeto Cintura Fina

Saber comer para melhor viver
Saber comer para melhor viver

Educação Física e Esporte

06/05/2014

O Projeto Cintura Fina contempla os alunos os alunos de Ensino Médio do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, em Salvador.

Através de um questionário aplicado pelos professores da disciplina de Educação Física, notou-se que esses estudantes possuem hábitos alimentares inadequados e não praticam atividade física regular, gerando sobrepeso, na sua maioria.

Este projeto terá a duração de uma unidade onde os alunos serão orientados em pesquisas pelos professores de Educação Física, Biologia e Português e resultará em um mural informativo, publicação no blog da escola e na produção de um livro que contemplará toda a produção dos mesmos, bem como será oferecido programas de atividade física diária na grade curricular e extra curricular para toda comunidade escolar.

JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como finalidade desenvolver trabalho pedagógico em sala sobre a importância de uma boa alimentação em todas as fases do ciclo da vida. Neste âmbito, o projeto, cujo fundamento é promover a consciência dos educandos em relação a uma alimentação e hábitos alimentares saudáveis, consiste em desenhar um programa de Educação Alimentar dirigido a alunos do Ensino Médio. Por “Saber comer para melhor viver”, sobre o qual foi testada a sua eficácia no desenvolvimento de conhecimentos, opiniões e comportamentos saudáveis no que diz respeito à alimentação.

Do ponto de vista educacional, sabe-se que atitudes favoráveis ou desfavoráveis à saúde são construídas desde a infância, pela identificação com valores observados em modelos externos ou em grupos de referência (PCN - temas transversais, 1998). A escola, nesse sentido, cumpre papel destacado na formação dos cidadãos para uma vida mais saudável na medida em que, ao lidar com a alimentação/saúde, a escola pode incluir ou não no seu cotidiano, ações e discussões permanentes e sistematizadas sobre o tema.

Este projeto será realizado no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, Salvador, pública estadual da Bahia, com as turmas do Ensino Médio.

Durante a execução do projeto, será oferecido programas de atividade física diária na grade curricular e extra curricular, no intuito de desenvolver o conhecimento e a confiança necessária para adotar e manter um estilo de vida fisicamente ativo, considerando sempre as diferenças culturais e de gênero do educando na programação da atividade física na escola.

FUNDAMENTAÇÃO

A escola vem demonstrando que pode funcionar de forma abrangente na educação para a saúde, promovendo e incentivando crianças e jovens a engajar-se em atividades físicas prazerosas que possam incorporar-se ao seu estilo de vida, ao mesmo tempo em que vem através de programas de políticas de segurança alimentar e nutricional, contribuir para a formação de bons hábitos alimentares e, como consequência, contribuir para o crescimento e desenvolvimento do educando, melhorando a aprendizagem e o rendimento escolar.

Neste sentido, este projeto tem como finalidade promover a consciência do educando em relação a hábitos saudáveis.

O trabalho pedagógico a ser desenvolvido é fundamentado em conscientizar o educando da importância de saber escolher os alimentos para sua educação alimentar e incentivá-lo a prática de atividades físicas prazerosas.

O educando, quando bem orientado, é capaz de selecionar e consumir, de forma independente, seu alimento. As refeições realizadas no domicílio e os lanches (merenda escolar) são excelentes oportunidades para a promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Para tanto, o educando deverá adquirir conhecimentos que o ajudarão a desenvolver habilidades para escolher os alimentos, saber a função dos alimentos, conhecer os nutrientes presentes nos alimentos, elaborar cardápio saudável, ter consciência dos benefícios da atividade física para sua vida.

A alimentação equilibrada é um dos pontos principais no que concerne ao bem estar e adequado estado nutricional da população. (Marchini et al, 1994).

Os trabalhos de intervenção sobre promoção de atividade física nas escolas demonstram resultados promissores colocando a escola como instrumento mais abrangente de educação para a saúde. Assim, recomenda-as a escola cumprir o dispositivo no parágrafo terceiro do artigo 26 da LDB (n° 9394 de 20 de dezembro de 1996), que diz: “educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica”, considerando que a educação básica compreende o ensino infantil, fundamental e médio.

Sempre que possível abrir a escola para programas de atividade física da comunidade e incluir os pais nos programas de atividade física extra curricular.

Introduzir na comunidade escolar o conceito de boas práticas nutricionais como importante instrumento para a modificação progressiva da composição nutricional dos alimentos, visando orientar os serviços de alimentação na preparação de alimentos com menos açúcar, gordura saturada e trans, e sódio obtendo uma alimentação mais saudável e contribuindo assim para a melhoria da saúde da comunidade escolar. Esse conceito surgiu a partir da necessidade de melhorar o valor nutricional dos alimentos ingeridos pela comunidade, principalmente aos que colaboram para o aparecimento e o agravo do excesso de peso e das doenças crônicas, como pressão alta, o diabetes, a obesidade e as doenças do coração que são os principais problemas de saúde no país. Esse processo será desenvolvido através de pesquisa, apresentação de vídeos relacionados com o tema, construção de painel sobre a pirâmide alimentar e pirâmide de atividades, publicação de livro de receitas saudáveis com dicas de alimentação barata e sugestões de cardápios para promover uma reeducação alimentar, socializar no blog da escola o material construído com o conhecimento adquirido nas aulas e nos trabalhos em grupo.

Para conseguir realizar esse projeto a disciplina Português contribuirá com a produção textual; Biologia com o estudo da pirâmide alimentar e origem, função, nutrientes e valor dos alimentos; Educação Física com a pirâmide de atividades e calculo de IMC; Matemática gráficos com percentual de peso dos alunos da escola.

Este projeto prevê a duração de uma unidade.

A avaliação será processual através do acompanhamento da participação nas atividades e construção de um mural com registros de imagens, palavras, pequenos textos, informes sobre a produção do livro.

No final da unidade realizaremos uma mostra das produções com o lançamento do livro.

Recursos didáticos:

Câmara fotográfica, celular, datashow, filmes, TV pendrive, buscadores, revistas, jornais, computador, balança, fita métrica, material esportivo, calculadora.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

O projeto pretende conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável sem perder o prazer de comer.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Compreender a pirâmide alimentar e o seu uso para controlar uma boa alimentação
· Identificar a origem (animal, vegetal e mineral) dos alimentos
· Diferenciar um alimento nutritivo em comparação a alimento sem valor nutritivo
· Comparar preços e identificar os tipos diferentes de um mesmo alimento
· Entender a necessidade de higienização dos alimentos
· Perceber a aparência dos alimentos
· Ampliar o repertorio das frutas, legumes e verduras.
Compreender a importância da atividade física na mudança do estilo de vida.

RESULTADOS ESPERADOS

Que a comunidade escolar demonstre os conhecimentos teóricos sobre educação alimentar e saúde adquirida durante o projeto, no momento de fazer o prato e a prática de exercícios. Obter os efeitos benéficos da atividade física regular e da alimentação equilibrada sobre a promoção da saúde, prevenção das doenças crônico-degenerativas.

Que este aprendizado chegue em seus lares, socializando bons hábitos alimentares e da importância de praticar atividade física regular para a promoção da saúde.

REFERÊNCIAS

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/28fe0e0049af6b5b96e1b66dcbd9c63c/2DocumentobaseparaGuiasdeBoasPraticasNutricionais2.pdf?MOD=AJPERES
http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/codex_alimentarius.pdf
http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_consumidor.pdf
http://www.telessaude.uerj.br/colorindo-e-movendo/movendo/instrucoes-jogo-equilibre-no-prato-e-sapato
DARIDO, S. C. Para ensinar educação física:possibilidades de intervenção na escola. S.P.:Campinas, 2007.
GUEDES, D.P. & GUEDES, J. E. R. P. (1997). Crescimento, Composição Corporal e Desempenho
Motor de Crianças e Adolescentes. São Paulo: CLR Balieiro,1997.
LDB- Lei de Diretrizes e Bases: Lei Nº 9394/96
PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica geral: experiências e reflexões.São Paulo: Phorte, 2008.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Milton Luiz P. da Costa Melo

por Milton Luiz P. da Costa Melo

MILTON LUIZ PEREIRA DA COSTA Teixeira de Freitas- BA E-mail:miltonlpc@gmail.com http://lattes.cnpq.br/3278518542908413 30 anos de sólida experiência na área de Educação Física, atuando como preparador físico, professor universitário, ensino médio e fundamental, coordenador de esportes em academias, clubes, grêmios e escolas.

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