Musculação: Sua aliada na perda de peso

Com o ganho de massa muscular seu organismo passa a gastar mais energia
Com o ganho de massa muscular seu organismo passa a gastar mais energia

Educação Física e Esporte

07/07/2014

Seja para diminuir a ansiedade e o stress ou apenas pelo prazer da prática mesmo, cada vez mais pessoas buscam a musculação como atividade física regular. Essa modalidade traz benefícios capazes de prevenir doenças, desenvolver e fortalecer os músculos do corpo, além de promover a tão esperada perda de peso.


A explicação é simples. Com o ganho de massa muscular seu organismo passa a gastar mais energia para funcionar. Isso acontece porque a massa muscular exige uma grande quantidade de energia para se manter. Logo, quanto maior sua massa magra mais rápida será a sua perda de gordura. Esse aumento de massa muscular pode não apresentar redução de peso no ponteiro da balança, pois embora haja diminuição da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra onde o músculo é mais denso e, portanto mais pesado que a gordura.


Na musculação, a queima de calorias se dá não apenas enquanto se faz a atividade, mas também posteriormente. Seu metabolismo poderá se manter mais elevado por até 48 horas depois. Já o trabalho cardiovascular basicamente queima calorias no momento do exercício e até 2 horas depois. A prática da musculação e dos exercícios cardiovasculares em conjunto é muito positiva para a saúde, pois temos vantagens de ambos. Esta última não deve ser dispensada. Mas de nada adiantará ambos os exercícios se sua ingestão calórica for mais elevada do que seu gasto calórico. Portanto cuide também de sua alimentação.


E se você acha longa e cansativa uma sessão de musculação, opte pelo treino em circuito, ou seja, executando os exercícios nos aparelhos sem ou com pouco intervalo. Desta forma sua frequência cardíaca ficará mais elevada e consequentemente o aumento do gasto calórico também será alto (mesmo quando você estiver em repouso). Esse tipo de treino implica em levantar cargas leves a moderadas e pode cortar o tempo do treino quase pela metade.


O treinamento de força é um excelente exercício físico quando se quer emagrecer. Infelizmente muitas pessoas evitam fazer esse tipo de treino, pois apresentam receio de ficarem musculosas devido ao ganho de massa. Nesse momento de incerteza é importante buscar o acompanhamento de um profissional da educação física, e sequencialmente uma avaliação física realizada pelo mesmo. Seu personal ou instrutor irá responder todas suas dúvidas e a avaliação física mostrará seu progresso.


Comece agora mesmo seu programa de musculação, e se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo. Boa sorte!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Ana Paula Mesquita

por Ana Paula Mesquita

Pós Graduada em Treinamento Físico pela Universidade Católica PUC/RS - Graduada em Bacharel na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/RS

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93