Marketing Esportivo - Origens e Conceitos

O mercado esportivo está se tornando uma área de grande atração
O mercado esportivo está se tornando uma área de grande atração

Educação Física e Esporte

09/10/2014

O marketing esportivo surgiu em 1978 em um artigo escrito para o jornal americano Advertising Age (Era da Publicidade) com o objetivo de descrever as ações de promoção no ambiente esportivo que algumas empresas estavam utilizando.


Em 2004, Mullin considerou o marketing esportivo como ''um conjunto de atividades que visam a satisfazer as expectativas e as necessidades dos consumidores esportivos por meio de processos de troca''.


Vendo da perspectiva de um patrocinador, o marketing esportivo é uma forma de promover produtos e marcas, para que os consumidores conheçam a empresa patrocinada e seus produtos. O papel do marketing também é divulgar modalidades esportivas, clubes e associações por meio da realização de eventos ou torneios. Resumindo: o marketing tem como objetivo atingir o público alvo - torcedores, atletas, mídia - para apresentar-lhes o produto e convencê-los sobre ele e a entidade patrocinada.


Os torcedores, organizadores, atletas, mídia e patrocinadores relacionam-se para que a indústria do esporte gere cada vez mais valores.


Sendo assim, o marketing esportivo pode ser definido como a aplicação dos princípios de marketing a produtos esportivos e produtos não-esportivos promovidos com associação ao esporte. O marketing esportivo relaciona-se tanto com organizações esportivas quanto com organizações que usam o esporte para se promover. Comportamentos do consumidor do esporte, Estratégias de “marketing” para equipes esportivas, Patrocínios e endossos, Licenciamento, “Naming rights”, “Ambush marketing” são outros termos utilizados para definir o marketing esportivo.


Histórico: Atualmente, o Brasil tem se tornado um mercado atrativo para negócios no esporte. Consequentemente agências, clubes e entidades esportivas buscam profissionalizar sua gestão. Porém, há carência de profissionais qualificados que possam aplicar as práticas de marketing para decidir corretamente o destino dos investimentos dos patrocinadores no esporte, fazendo com que esta seja uma área de grandes oportunidades no mercado de trabalho.


Marketing e o Negócio esportivo: A partir do momento em que tomamos admiração por certo esporte, ele deixa de ser apenas uma forma de entretenimento e passa a nos transformar em consumidores da indústria esportiva. Nos EUA, por exemplo, os investimentos no esporte chegam a 6,7% do PIB. No Brasil, com a chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas, a tendência é que cheguem a 2% do PIB (US$ 200 bilhões anuais) até 2016. As empresas privadas investem aproximadamente R$ 600 milhões no esporte, podendo aumentar em até 15% suas verbas no marketing devido aos grandes eventos esportivos.


Rentabilização do Produto esportivo:
As rendas no esporte são resultantes do patrimônio do clube, direitos de imagem (Ex: direito de outras empresas fabricarem produtos como camisas, bonés etc., prática denominada licenciamento), publicidade, venda de planos de sócios, bilheterias, cotas de televisão (a emissora paga ao clube para transmitir seus jogos e lucra com os anunciantes) e patrocínio.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Verônica Jimena

por Verônica Jimena

Cursando Educação Física

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93