Gestão do Esporte - Definindo a área

O marketing corresponde a uma das áreas específicas da gestão
O marketing corresponde a uma das áreas específicas da gestão

Educação Física e Esporte

30/10/2014

Uma possível falta de conhecimento sobre o que realmente compõe a Gestão do Esporte tem feito com que o tema seja inserido nos currículos dos cursos de Educação Física com diferentes denominações, contendo disciplinas como Administração Esportiva, Marketing Esportivo, Gestão do Esporte, Organização Esportiva, dentre outros, que pela falta de um conteúdo específico, tem sido, de maneira errada, encarados como sinônimos.


Alguns autores defendem que Gestão e Administração do esporte é a mesma coisa, levando em conta que no dicionário as duas palavras são sinônimas. Por outro lado, autores da área administrativa argumentam que é diferente e usam dois exemplos para explicar: primeiro, que administração seria uma função determinativa nos altos escalões das empresas, enquanto gestão seria função executiva nos escalões inferiores; outro exemplo é que a administração pode ser realizada em órgãos públicos e sem fins lucrativos, enquanto a gestão só ocorre em empresas privadas e em indústrias. Mas a maioria dos autores é a favor de que se considere a mesma coisa, o fato é que quem trabalha nessas áreas tem como funções tomar decisões, planejar, organizar, liderar e controlar as atividades da empresa.


No Brasil, gestão e marketing esportivo têm sido tratados como sinônimos, quando na verdade são conceitos diferentes. O marketing corresponde a uma das áreas específicas da gestão. A gestão é a coordenação de atividades de produção e marketing, onde a produção é a transformação da matéria prima em produto final (foco no ambiente interno) e o marketing é a relação entre a troca produtor-consumidor (foco no ambiente externo).


Gestão do esporte pode ser entendida como aplicação dos princípios de gestão em organizações esportivas (entidades sociais com objetivos claros, envolvidos na indústria do esporte). Conhecer a indústria esportiva (mercado onde os produtos oferecidos relacionam-se ao esporte) é fundamental para a definição de gestão do esporte.


Pode-se entender que as organizações esportivas podem ser tanto clubes, academias ou escolas esportivas, quantas empresas que fabricam materiais esportivos, empresas de transmissões esportivas ou agências de assessoria a atletas.


Assim, gestores esportivos devem estar preparados para atender e participar de qualquer uma dessas organizações. Outros autores contestam essa definição e separam organizações esportivas de organizações que utilizam produtos esportivos para se promover, sendo assim, para estes, apenas clubes, academias, escolas de esportes e entidades esportivas (ligas, confederações e federações) são organizações esportivas. As organizações esportivas têm como atividades a produção e o marketing de seus produtos; As organizações esportivas que utilizam produtos esportivos para se promover, têm como atividades a produção de roupas/calçados, transmissão de eventos para TV ou assessorar atletas.

- Organizações esportivas: Oferecem serviços esportivos para participantes e espectadores. A gestão do esporte coordena essas atividades.

Ex: Clubes de futebol oferecerem serviços a pessoas interessadas em assistir ao futebol.


- Organizações que usam o esporte para se promover: Não devem ser ignoradas pelos gestores, porém não devem ser usadas para definir a área. Elas têm grande importância por facilitarem a produção e principalmente o marketing, além de serem auxiliares na questão financeira

Exemplo: Gestores de grandes empresas esportivas como Nike, Puma e Adidas (organizações que usam o esporte) não são gestores esportivos. Gestores de clubes e academias (organizações esportivas) são gestores esportivos.



Marketing esportivo:
Aplicação dos princípios de marketing a produtos esportivos e produtos não-esportivos promovidos com associação ao esporte. Sendo assim, o marketing esportivo relaciona-se tanto com organizações esportivas quanto com organizações que usam o esporte para se promover.



A ''Comission on Sport Management Accreditation'' é o órgão responsável pelo reconhecimento de cursos em gestão do esporte nos EUA. Ela define que a Gestão deve ser subdividida em sete conteúdos principais, sendo eles: gestão e liderança no esporte, marketing esportivo, aspectos legais do esporte, ética na gestão do esporte, finanças do esporte, comunicação no esporte e aspectos socioculturais no esporte.


Subáreas:


- Gestão e liderança no esporte:
Gestão de RH em organizações esportivas, Gestão de eventos esportivos, Gestão de arenas esportivas, Liderança e efetividade em equipes esportivas, Responsabilidade social e Vantagem competitiva;


- “Marketing” esportivo:
Comportamentos do consumidor do esporte, Estratégias de “marketing” para equipes esportivas, Patrocínios e endossos, Licenciamento, “Naming rights”, “Ambush marketing”;


- Aspectos legais do esporte:
Contratos em organizações esportivas, Riscos de processos em atividades esportivas, Representação legal de atletas, Discriminação;


- Ética na gestão do esporte:
“Doping”, “Fair play”, Abuso de poder em equipes esportivas, Corrupção em entidades de administração;


- Finanças do esporte: Estimativas acerca da indústria do esporte, Retorno sobre investimento em equipes/eventos, Custos/receitas de construção de arenas, Custos/receitas de eventos, Custos/receitas para manter equipes esportivas;


- Comunicação e esporte:
Mídia esportiva, Retorno de imagem, acordo de transmissão de eventos esportivos, Redes sociais e promoção do esporte, Publicidade e propaganda de produtos esportivos;


- Aspectos socioculturais
: Impacto de megaeventos esportivos, Turismo esportivo, Diversidade e gestão do esporte e Esporte fantasia.


Assim como em outras áreas de estudos sociais, a gestão esportiva leva em consideração teorias de sociologia e psicologia. Por exemplo, a identidade social é utilizada para tentar explicar porque as pessoas se afiliam, torcem e consequentemente consomem produtos de equipes esportivas.


Por fim, a gestão do esporte tem se mostrado uma área bem complexa, sua definição tem sido frequentemente confundida e sinônimos usados para defini-la, na verdade são subáreas presentes na gestão. A área compreende a produção e o marketing dos produtos esportivos.


O fato de o Brasil receber mega eventos pode ajudar no aumento da valorização da gestão do esporte, tanto na área acadêmica quanto na intervenção profissional.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Verônica Jimena

por Verônica Jimena

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